1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Felipão vai mudar o jeito de a seleção jogar

Luiz Antônio Prósperi - Enviado especial a Teresópolis - O Estado de S. Paulo

02 Julho 2014 | 05h 00

Treinador quer povoar o meio com Oscar e Hulk para ter posse de bola e evitar ligação direta da defesa ao ataque

A seleção brasileira vai apresentar uma nova proposta de jogo para tentar derrotar a Colômbia, sexta-feira, em Fortaleza. Quem garante é a comissão técnica que, assim como a maioria dos analistas, detectou a necessidade de povoar mais o meio-campo, fazer girar a bola e evitar a ligação direta da defesa ao ataque. Outra possibilidade é Luiz Felipe Scolari recorrer ao esquema com três zagueiros, fórmula vitoriosa que usou no Mundial de 2002.

A alternativa que Felipão e Parreira projetam para a seleção é dar mais obrigações a Oscar e Hulk. Na análise do comando da seleção, os dois ficam muito isolados nas pontas, cercando os laterais adversários, e pouco participam das ações no meio-campo.

"É simples: basta dos dois (Oscar e Hulk) voltarem em diagonal da ponta para o meio e agrupar com o segundo volante (no caso, Paulinho). Assim os laterais abririam mais nas pontas. Teríamos cinco (Daniel Alves, Oscar, Paulinho, Hulk e Marcelo) no meio para dialogar mais, povoar o meio, trocar passes e chegar com mais segurança e qualidade no ataque", explica Parreira.

Alex Silva/Estadão
Felipão quer Oscar e Hulk povoando o meio-campo

Com esse movimento das peças, entendem Felipão e Parreira, o time preenche o espaço que ficou franqueado aos chilenos na partida no Mineirão. E ainda aliviaria a tarefa do segundo volante - no jogo com os chilenos, Fernandinho ficou sobrecarregado porque não tinha ninguém ao seu lado diante da opção de Oscar e Hulk se isolarem nas pontas.

O novo esquema, na opinião do comando da seleção, daria ao time mais possibilidades de valorizar a posse de bola, algo raro nos quatro jogos que a equipe disputou na Copa. De posse da bola, seria mais fácil fazer a transição ao ataque com um bom diálogo entre os meias, laterais, Neymar e Fred.

A Neymar, garante Felipão, não será atribuída nenhuma tarefa tática complicada. "Ele tem de ficar ali na faixa esquerda do campo, não preso na ponta, onde ele se sente à vontade e tem alegria de jogar. Ali ele decide os jogos", avisa Parreira.

Outro esquema de jogo que passa pela cabeça de Felipão é formação com três zagueiros. Nessa caso, Henrique seria o terceiro zagueiro. O treinador não pretende descolar David Luiz para essa missão e escalar Dante na zaga - desfiguraria a dupla de zaga titular. Por isso, sua opção seria Henrique para executar a função.

O zagueiro já atuou nessa função sob o comando de Felipão no Palmeiras. Em alguns raros treinos em Teresópolis, o técnico da seleção fez experiências com Henrique atuando como um terceiro zagueiro à frente de Thiago Silva e David Luiz.

"Tenho duas possibilidades: ou sigo jogando da forma que vinha jogando, com a entrada de outro atleta (Paulinho) no setor ou mudo o sistema todo", disse Felipão à TV Fifa na segunda-feira. "Posso também jogar como na Copa de 2002, com três zagueiros, e dar mais liberdade aos laterais".

Essas duas opções serão testadas nesta quarta-feira na Granja Comary, primeiro e único treino da seleção para decidir com a Colômbia, sexta-feira, uma vaga à semifinal da Copa.

Copa 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo