1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Fifa dá vexame ao mostrar gol legítimo do Brasil como impedimento

MIKE COLLETT - REUTERS

24 Junho 2014 | 13h 45

A TV Fifa, que fornece imagens da Copa do Mundo para emissoras de todo o mundo, mostrou um gráfico errado que dava o terceiro gol do Brasil na vitória de 4 x 1 sobre Camarões como impedimento, informou o organismo nesta terça-feira.

O atacante Fred conferiu de cabeça aos quatro minutos do segundo tempo, mas milhões de telespectadores pensaram que o árbitro assistente cometeu um erro porque, durante o replay, a TV Fifa mostrou a linha de impedimento da posição de um jogador de Camarões.

O brasileiro estava atrás da linha da bola quando recebeu o cruzamento de David Luiz na partida de segunda-feira pelo Grupo A, e o gol foi válido.

Niclas Ericson, diretor da TV Fifa, reconheceu o erro e prometeu que a entidade fará tudo para que sua equipe de produção não o repita.

“Discutimos com a equipe de produção a razão de a linha ter sido mal posicionado”, declarou ele aos repórteres.

“A equipe tem que tomar uma decisão muito rápida, e erros podem acontecer.”

“O diretor de produção tem liberdade total para colocar a linha e corrigi-la, mas estamos analisando este incidente de ontem em particular para tentar ver como podemos melhorar.”

Ericson afirmou que as emissoras valorizam a exibição dos gráficos para seus telespectadores, mas, indagado se usar o gráfico no lugar errado expõe os árbitros a uma pressão ainda maior, ele disse que neste caso o erro foi da TV, não dos árbitros.

“Os comentaristas e as outras emissoras farão correções e comentários a esse respeito, e aqui no Brasil isso foi discutido durante muitos, muitos minutos no ar”, declarou.

“Mas está claro que a decisão é tomada pelo árbitro, e o auxílio da TV é só para o telespectador, e se não estiver totalmente correto pode ser totalmente corrigido pelos comentaristas.”