1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Fifa define os horários da Copa do Mundo de 2014

Jamil Chade, correspondente - O Estado de S.Paulo

27 Setembro 2012 | 15h 13

Algumas seleções vão jogar no horário mais quente, às 13 horas. Brasil jogará sempre no fim do dia

ZURIQUE – A Fifa vai colocar seleções para jogar nos momentos mais quentes do dia em locais como Fortaleza, Salvador, Manaus, Natal e Recife. Nesta quinta-feira, a entidade aprovou os horários de jogos para a Copa do Mundo de 2014 e frustrou as promessas de que iria evitar colocar jogadores em situações de risco na competição. Haverá partidas às 13h, 15h e 17h, por exemplo.

Em Brasília, cinco jogos começarão às 13 horas, incluindo uma partida das oitavas e outra das quartas de final. Em Fortaleza, outra cidade-sede quente, uma das partidas também será neste horário e pode ser da seleção brasileira. Caso a equipe se classifique em segundo lugar do grupo A, jogará as oitavas de final no Castelão logo no início da tarde.

Dois jogos em Salvador, ambos da primeira fase, começarão às 13 horas. Em Manaus, dois jogos terão o pontapé inicial marcado para as 15 horas. As seleções que jogarão em Natal e Recife também terão de se preparar melhor, pois três partidas estão previstas para começar no horário mais quente do dia, às 13 horas.

Por outro lado, a Fifa também marcou uma partida para as 19h em Curitiba, a cidade sede mais fria do Mundial, que será disputado no inverno.

A seleção brasileira será beneficiada pelo programa da Fifa. O time comandado por Mano Menezes jogará sempre no fim do dia. A abertura do Mundial ocorrerá dia 12 de junho, às 17h, em São Palo. Se chegar à a final, jogará às 16h, no Maracanã no dia 13 de julho. A Fifa insiste que levou em consideração a temperatura nas cidades-sedes para marcar os horários dos jogos.