1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Fifa formaliza nome dos cinco candidatos nas eleições presidenciais

- Atualizado: 26 Janeiro 2016 | 11h 53

Pleito está marcado para 27 de fevereiro, em Zurique

A Fifa confirmou formalmente nesta terça-feira aos membros com direito à voto nas eleições presidenciais de fevereiro, o nome dos cinco candidatos que passaram pelo processo de aceitação e poderão concorrer.

O suíço Gianni Infantino, francês Jérome Champagne, o sul-africano Tokyo Sexwale, o xeque bahrenita Salman bin Ebrahim al-Khalifa e o príncipe jordaniano Ali bin al-Hussein, participarão do pleito do dia 27 do próximo mês, marcado para acontecer na sede da entidade, em Zurique, na Suíça.

A votação será o ponto final do Congresso Extraordinário, marcado a partir do anúncio do afastamento do suíço Joseph Blatter, agora suspenso da Fifa. No encontro, há na ordem do dia a reforma da estrutura organizacional da entidade, além da apresentação de propostas de emenda ao estatuto existente.

Suíço Gianni Infantino, francês Jérome Champagne, sul-africano Tokyo Sexwale, xeque bahrenita Salman bin Ebrahim al-Khalifa e príncipe jordaniano Ali bin al-Hussein são os candidatos à presidência da Fifa

Suíço Gianni Infantino, francês Jérome Champagne, sul-africano Tokyo Sexwale, xeque bahrenita Salman bin Ebrahim al-Khalifa e príncipe jordaniano Ali bin al-Hussein são os candidatos à presidência da Fifa

Os cinco candidatos participariam de um debate nesta quarta-feira no Parlamento Europeu, mas apenas o ex-vice-secretário-geral da entidade Jerôme Champagne havia confirmado presença, provocando o cancelamento da agenda.

Gianni Infantino alegou estar em Assunção, no Paraguai, para acompanhar o Congresso da Conmebol, que elegerá o presidente da confederação, e enviou um vídeo para apresentar candidatura.

O príncipe Ali e Tokyo Sexwale recusaram na segunda-feira o convite, o primeiro por alegar que isso poderia "descumprir a legislação eleitoral", a partir de queixa apresentada no Comitê Eleitoral da Fifa. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em EsportesX