1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Fifa suspende Rodrigo Paiva por agressão a jogador chileno

Jamil Chade - Enviado especial ao Rio de Janeiro - O Estado de S. Paulo

30 Junho 2014 | 11h 32

Diretor de comunicações da CBF é suspenso por um jogo da Copa do Mundo por confusão generalizada em partida contra o Chile

A Fifa suspende Rodrigo Paiva por um jogo pela briga que ocorreu no final do primeiro tempo entre Chile x Brasil. Paiva é credenciado pela Fifa e atua como assessor de imprensa da CBF. Após o jogo de ontem, jogadores chilenos o acusaram de ter acertado um soco no atacante chileno Mauricio Pinilla. "O que aconteceu foi que o chefe da imprensa de vocês acertou o nosso jogador, disse Maria José, funcionária do departamento de comunicação da Federação Chilena.

"Foi uma confusão generalizada, não foi algo só comigo", disse Paiva. "Só que o Pinilla veio para cima de mim e eu apenas me defendi. Reagi empurrando ele", explicou. A confusão já tinha começado dentro de campo, quando o juiz apitou o final do primeiro tempo. Fred e Gary Medel se estranharam e o caso acabou ganhando proporções maiores no caminho para o vestiário. Segundo a Fifa, Paiva "deu um soco" no chileno. Mas ainda assim vai poder entrar no estádio. Só não pode entrar no vestiário ou estar em campo. 

CBF/Divulgação
Rodrigo Paiva é suspenso de um jogo da seleção brasileira por confusão em jogo contra o Chile

A Fifa confirma que ainda está avaliando o caso para saber se outros também serão punidos. Mas, já num primeiro momento, a decisão de suspender Paiva por um jogo ocorre por conta de sua expulsão durante o intervalo do jogo. "Ele foi expulso", declarou Delia Fischer, porta-voz da Fifa. Segundo ela, a CBF tem até 19 horas da terça-feira para apresentar sua defesa.

A Fifa pode punir outros envolvidos, ainda que uma sanção só prejudicaria o Brasil, que continua na competição. A entidade vai avaliar quem começou a briga e uma punição ainda vai levar em consideração o que ocorreu dentro ou fora de campo.  

PINILLA

Mauricio Pinilla, por meio de sua conta Twitter, criticou a posição da Fifa e chamou Paiva de "delinquente". "Exijo da Fifa uma sanção exemplar para Rodrigo Paiva igual ao que foi dada ao meu colega Luis Suarez. Isso é mais grave ainda. As imagens estão ai", disse.

"É um delinquente esse Paiva. Não se entende o castigo ridículo. Suárez por uma mordida arrisca sua carreira. Um chefe de imprensa uma partida por um soco na cara? Fifa?", questionou o chileno. "Uma partida para Rodrigo Paiva? Vergonha teriam de ter por esse delinquente fantasiado de terno", completou.

 

Copa 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo