1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Gol 'fenomenal' de Van Persie deixa Fifa de boca aberta

MIKE COLLETT - REUTERS

14 Junho 2014 | 16h 13

O espetacular gol de cabeça de Robin van Persie para a Holanda contra a campeã do mundo Espanha foi descrito como "absolutamente fenomenal" pelo ex-treinador da França Gerard Houllier neste sábado. 

Houllier, que é membro do grupo de estudos técnicos da Fifa há vinte anos, dificilmente continha seu entusiasmo ao descrever o gol em uma coletiva do grupo para jornalistas no Maracanã. 

"Foi absolutamente fenomenal", afirmou Houllier. "A partir de um ponto de vista técnico, tudo neste gol estava em um nível muito alto. A maneira na qual ele observou a bola, como ele se movimentou, foi um mergulho de cabeça, mas foi mais do que isso."

Jean Paul-Brigger, diretor do grupo e que foi um atacante engenhoso tendo jogado 35 vezes pela seleção suíça, disse que o gol foi extraordinário. 

"É isso que separa os jogadores realmente grandes do resto de nós", disse ele à Reuters. 

"Em todos os meus anos como profissional, eu nunca poderia ter marcado um gol daquele. Ele tinha 1000 coisas na cabeça enquanto a bola se aproximava, mas o que ele faria?". 

Van Persie entrou no meio dos espanhóis Sergio Ramos e Jordi Alba aos 44 minutos do primeiro tempo para antecipar um cruzamento de Daley Blind, encobrindo o goleiro Iker Casillas com um toque de cabeça. 

Mas o que foi realmente especial foi a maneira na qual Van Persie levantou a cabeça, como uma foca, para dar à bola a altura, a força e o ângulo corretos para encobrir o arqueiro espanhol.

"Ele escolheu a coisa certa, e foi memorável", disse Brigger.

"Se eu fosse diretor de uma companhia aérea holandesa eu o contrataria amanhã para que pudesse usar aquela imagem de um holandês voador. Foi fantástico". 

"Depois de quatro jogos na Copa do Mundo de 2010 tínhamos cinco gols, e aqui temos 15 gols depois de quatro partidas", acrescentou.

"Eu espero que vejamos uma Copa do Mundo espetacular aqui. O jogo é agora muito rápido, com muita técnica e atacantes excepcionais. Tudo está preparado para que seja um torneio excelente."

Houllier disse que os jovens jogadores que conseguirem lidar bem com as condições serão essenciais para o sucesso de muitas equipes. Ele também afirmou que o cansaço provocado pelo final da temporada europeia não seria um fator decisivo neste Mundial. 

"O frescor em uma competição é chave para o sucesso. Apenas os jogadores que estiveram na final da Liga dos Campeões não tiveram um intervalo muito grande, mas o resto deve estar bem, eles tiveram tempo para se recuperar devidamente", garantiu. 

"Eu acredito que a equipe que vencerá a Copa do Mundo vai atacar muito e correr riscos", afirmou. "O jogo de ontem (no qual a Holanda bateu a Espanha por 5 x 1) mostra que ninguém é invencível. Mas é verdade que a Espanha teve muitos de seus jogadores disputando a final da Liga dos Campeões, e eles provavelmente estavam mais desgastados". 

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo