1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Gols decisivos nos minutos finais marcam história das Copas

Diego Salgado - O Estado de S. Paulo

07 Junho 2014 | 09h 00

Fato ocorreu até em finais, mudando o rumo das partidas dos Mundiais; confira lista com dez gols marcados nos últimos instantes

A vitória parece garantida, mas um gol marcado nos últimos instantes muda o rumo da partida. O fato é comum na história das Copas do Mundo e já ocorreu, inclusive, em uma decisão do torneio - em 1966, no polêmico confronto entre Inglaterra e Alemanha. Entre os gols mais conhecidos marcados nos derradeiros minutos, seis têm a presença dos alemães.

Em 1970, por exemplo, a seleção da Alemanha conseguiu empatar a semifinal contra a Itália aos 47 minutos do segundo tempo, naquele que é considerado um dos jogos mais emocionantes de todas as Copas. Depois de 36 anos, os italianos deram o troco, definindo outra vaga na final com dois gols nos momentos finais.

O Brasil entra no rol desses gols com Amarildo, que deu a vitória à seleção na emocionante partida contra a Espanha no Mundial de 1962. Um gol, porém, faz parte da história das Copa por não ter sido validado. O lance ocorreu na Copa de 1978, na estreia da seleção de Cláudio Coutinho na competição. Zico marcou de cabeça após escanteio cobrado por Nelinho, mas o árbitro galês Clive Thomas anulou o gol colocando ponto final no jogo.

Confira a lista completa:

Inglaterra 1 x 0 Bélgica - Copa 1990

O confronto entre ingleses e belgas caminhava para a decisão por pênaltis quando o meia David Platt marcou o gol da vitória da Inglaterra aos 14 minutos do  segundo tempo da prorrogação. Após levantamento na área de Paul Gascoine, Platt emendou um chute de virada e venceu o goleiro Preud'homme.

Itália 4 x 3 Alemanha - Copa 1970

O confronto válido pela semifinal da Copa do México é considerado por muitos como o melhor de todos os Mundiais. Vencendo por 1 a 0, os italianos foram  vazados aos 47 minutos da etapa final. Na prorrogação, Müller desempatou para a Alemanha. A Itália, no entanto, virou novamente. Müller empatou aos cinco  minutos do segundo tempo da prorrogação. No lance seguinte, Rivera marcou o gol da vitória.

Itália 2 x 0 Alemanha - Copa 2006

Uma das vagas na final do Mundial 2006 foi disputada por Alemanha e Itália. Mesmo jogando contra os donos da casa, os italianos conseguiram vencer a partida  com dois gols no fim do segundo tempo da prorrogação. Grosso fez aos 14 minutos. Del Piero fechou o placar dois minutos depois.

Brasil 6 x 5 Polônia - Copa 1938

A estreia do Brasil na Copa da França foi cheia de gols. A seleção vencia até os 44 minutos do segundo tempo, até sofrer o empate do polonês Willimowski. Na  prorrogação, Leônidas marcou duas vezes. O time brasileiro ainda sofreu ainda o quinto gol a três minutos do fim.

Brasil 2 x 1 Espanha - Copa 1962

A seleção de Aymoré Moreira entrou em campo precisando do empate contra os espanhóis para passar às quartas de final. Adelardo abriu o placar para a Espanha   ainda no primeiro tempo. Amarildo empatou aos 27 minutos da etapa final. A virada veio aos 41, novamente com Amarildo, que completou de cabeça um cruzamento  de Garrincha. O resultado eliminou a Espanha da Copa.

Inglaterra 4 x 2 Alemanha - Copa 1966

Na final da Copa da Inglaterra estava definida até os 44 minutos do segundo tempo, quando o alemão Weber empatou a partida em Wembley contra os donos da  casa. Após o 2 a 2, Hurst deu o título à Inglaterra ao marcar dois gols - o primeiro depois de um erro do bandeirinha Tofik Bakhmarov, que confirmou um gol  irregular (a bola tocou no travessão e não entrou).

Holanda 2 x 1 Argentina - Copa 1998

Nas quartas de final do Mundial da França, a eliminação da Argentina ocorreu de forma dramática, aos 44 minutos do segundo tempo. Bergkamp recebeu ótimo  lançamento de Frank de Boer, driblou Ayala e bateu na saída de Roa para fazer 2 a 1 para a Holanda.

Alemanha 1 x 1 Irlanda - Copa 2002

A Irlanda arrancou um empate heroico contra a Alemanha em partida válida pelo Grupo E no Mundial do Japão e da Coreia do Sul. Robbie Keane aproveitou o desvio de cabeça na entra da área, passou pelo zagueiros e fuzilou o goleiro Oliver Kahn.

Alemanha 1 x 0 Marrocos - Copa 1986

A classificação dos alemães às quartas de final da Copa do México ocorreu a dois minutos do fim da partida contra o Marrocos. Matthäus marcou o gol salvador após boa cobrança de falta na intermediária. Os alemães, com o gol, estavam garantidos para enfrentar o México na sequência.

Alemanha 1 x 1 Colômbia - Copa 1990

Freddy Rincón levou os torcedores colombianos à loucura ao empatar o jogo contra a futura campeã do mundo na Itália. O gol marcado aos 47 minutos do segundo tempo deu a classificação ao time sul-americano, que conseguiu a vaga após ficar entre os melhores terceiros colocados.

Copa 2014