Publicidade

Guerrero decide, Corinthians vira e vence o clássico

Briga entre as torcidas organizadas Pavilhão 9 e Camisa 12 força o árbitro a paralisar a partida por alguns minutos

PUBLICIDADE

Foto do author Vitor Marques
Por Vitor Marques
Atualização:

Dentro de campo, em uma arena de Copa do Mundo, Corinthians e São Paulo fizeram um dos melhores jogos do Brasileirão. Cinco gols, expulsões, lances polêmicos e pênaltis (foram dois, ambos a favor do mandante). Nas arquibancadas, porém, imperou a barbárie de sempre: briga entre torcedores uniformizados e cânticos homofóbicos. No futebol, o Corinthians foi o vencedor, esboçando uma reação no campeonato ao ganhar o clássico de virada, por 3 a 2. A comemoração de Guerrero, autor do terceiro gol, mostrou o quanto a sua equipe queria ganhar do rival. Além da pressão em torno de Mano Menezes, havia também a valorização do futebol vistoso do São Paulo, em contraponto ao nada empolgante estilo de jogo exibido pelo Corinthians nos últimos tempos.

addCustomPlayer('1cozdq7yrzy441q6vu060hovw0', '1cylkcx40dl7m12y3ccexx9avf', '1ae4ufol8qmi01tbiv655lb36e', 550, 390, 'perf1cozdq7yrzy441q6vu060hovw0-1ae4ufol8qmi01tbiv655lb36e', 'eplayer15', {age:1409149912000}); O time de Mano, no entanto, não venceu o São Paulo graças à sua postura defensiva – aliás, a defesa corintiana falhou nos dois gols do Tricolor. O Corinthians venceu porque fez um grande segundo tempo e porque soube aproveitar a expulsão de Alvaro Pereira. Foi o segundo clássico que o Corinthians venceu no Itaquerão. A equipe já havia derrotado lá o Palmeiras (2 a 0) e agora comemora o resultado positivo no primeiro Majestoso disputado no novo estádio. Com a vitória, o Corinthians se manteve na quarta colocação, com 40 pontos, apenas dois atrás do próprio São Paulo, vice-líder e ainda a sete pontos do Cruzeiro, que perdeu ontem para o Atlético-MG. O clássico começou eletrizante. Aos cinco minutos, o volante Souza abriu o placar após cobrança de falta de Kaká. A defesa do Corinthians cometeu ao menos dois erros nesse lance. Os donos da casa buscavam o empate, mas tinham dificuldades para entrar na área do São Paulo. Muricy Ramalho montou um bom sistema defensivo e tinha os contra-ataques a seu favor. Kaká e Ganso comandavam o meio de campo e os toques rápidos engoliam o Corinthians. Do quarteto ofensivo (Pato não pôde jogar), só Luis Fabiano esteve abaixo dos companheiros.

Guerrero marcou o terceiro gol do clássico Foto: Alex Silva/Estadão

Ainda assim, o Corinthians empatou o jogo. Após defesa de Denis (Rogério Ceni não se recuperou de lesão), a bola bateu no braço de Antônio Carlos. Pela nova recomendação da Fifa, pênalti. Fábio Santos converteu. Após o intervalo, o Corinthians voltou melhor, mas o São Paulo fez 2 a 1 em outra falta cobrada por Kaká. Edson Silva completou para o gol. O jogo continuou aberto. O Corinthians cresceu e se valeu de um erro grave de posicionamento da defesa tricolor. O São Paulo estava desarrumado e levou um contra-ataque mesmo com o placar a seu favor. Guerrero foi derrubado na área por Alvaro Pereira. Desta vez, pênalti incontestável e expulsão do uruguaio. Fábio Santos empatou o jogo de novo. O Corinthians percebeu que a virada estava próxima e foi ao ataque. Danilo, que só jogou porque Elias está com uma amidalite, deu um lindo passe para Guerrero e o peruano marcou um belo gol, aos 28. O clássico continuou pegado, disputado palmo a palmo. Fábio Santos foi expulso, mas o Corinthians se manteve no controle e acabou premiado com a vitória.FICHA TÉCNICA: CORINTHIANS 3 X 2 SÃO PAULO CORINTHIANS - Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf, Bruno Henrique, Danilo (Uendel) e Renato Augusto; Malcom (Luciano) e Guerrero (Romero). Técnico - Mano Menezes.SÃO PAULO - Denis; Auro, Edson Silva, Rafael Toloi (Antônio Carlos) e Álvaro Pereira; Denilson (Osvaldo), Souza, Ganso e Kaká; Alan Kardec e Luis Fabiano (Michel Bastos). Técnico - Muricy Ramalho.GOLS - Souza, aos 5, Fábio Santos, de pênalti, aos 35, e Edson Silva, aos 44 minutos do primeiro tempo; Fábio Santos, de pênalti, aos 20, e Guerrero, aos 28 minutos do segundo tempo.ÁRBITRO - Luis Flávio de Oliveira (SP).CARTÕES AMARELOS - Bruno Henrique, Malcom e Guerrero (Corinthians); Edson Silva, Kaká, Ganso e Álvaro Pereira (São Paulo).CARTÃO VERMELHO - Fábio Santos (Corinthians) e Álvaro Pereira (São Paulo).RENDA - R$ 2.405.986,50.PÚBLICO - 34.688 pagantes.LOCAL - Itaquerão, em São Paulo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.