PUBLICIDADE

Publicidade

Hostilidades a Dilma deixam Fifa sem saber quem entregará a taça

Com Joseph Blatter confirmado para conferir o troféu ao campeão desta Copa, Fifa delibera sobre acompanhante para a cerimônia

Por Jamil Chade 
Atualização:

A Fifa admite que, até agora, não se sabe quem entregará a taça da Copa do Mundo ao vencedor do torneio, no Maracanã em julho. Por enquanto, a única certeza é que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, estará entre os que levarão o troféu ao vencedor. Mas não há nenhuma indicação ainda se a presidente Dilma Rousseff também participará do momento da entrega, momento auge do Mundial.

PUBLICIDADE

Dilma não discursou na abertura da Copa para evitar as repetição das vaias que havia sofrido em 2013, na Copa das Confederações. Mas sua presença no Itaquerão em São Paulo foi suficiente para que uma parte da torcida a ofendesse em pelo menos três momentos do jogo.

Blatter também passou a ser vaiado em cada um dos locais pode onde passou e quando sua imagem era mostrada nos telões do estádio.

Gisele Bundchen attends the 2014 Rainforest Alliance Gala at the American Museum of Natural History on Wednesday, May 7, 2014, in New York. (Photo by Greg Allen/Invision/AP) Foto: Greg Allen/AP

Para a final, a Fifa garante que o cartola vai levar a taça ao vencedor. Mas ainda está por ser definido se ele será acompanhado por Dilma ou outra autoridade. Na África do Sul, foi o presidente Jacob Zuma quem entregou o troféu para a Espanha. Em 1998, foi o então presidente francês Jacques Chirac que levou a taça ao capitão de sua seleção. Em 1994, Dunga recebeu o troféu do vice-presidente americano, Al Gore.

Quanto à presença de Gisele Bündchen no momento da taça, o que está sendo debatido é a possibilidade de que ela entre em campo trazendo o troféu. Mas não que entregue a taça ao campeão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.