1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Inglaterra e Itália fazem clássico com jeito de decisão em Manaus

Luís Augusto Monaco - Enviado especial a Manaus - O Estado de S. Paulo

14 Junho 2014 | 00h 30

Integrantes do 'grupo da morte' da Copa, seleções estreiam neste sábado em um jogo fundamental para suas pretensões no torneio

Dois grandes do futebol europeu se enfrentam neste sábado, em 18 horas, em Manaus em busca de bom futebol e, claro, da vitória, para mostrar que merecem a confiança de seus torcedores. Itália e Inglaterra vieram para a Copa debaixo de críticas e deixando um clima de pessimismo em seus países.

Sair com os três pontos é fundamental, porque o “grupo da morte” não permite escorregões. Numa chave que tem três campeões do mundo (o outro é o Uruguai) lutando por duas vagas, qualquer ponto desperdiçado pode fazer falta. E, para vencer, as duas equipes apostarão em estratégias distintas.

Glyn Kirk e Mladen Antonov/AFP
Balotelli e Rooney são os homens de referência do ataque de Itália e Inglaterra

A Itália se manterá fiel ao modelo implantado por Cesare Prandelli, com muita gente de qualidade técnica no meio-campo para dar ao time posse de bola. De Rossi será o cão de guarda à frente da defesa, Pirlo e Verratti terão a missão de distribuir o jogo e Candreva e Marchisio fecharão os lados e também tentarão apoiar Balotelli na frente. O apoio dos laterais perdeu força com a lesão muscular sofrida por De Sciglio no treino de sexta-feira, porque seu substituto será o pesado Chiellini, um zagueiro improvisado na posição (Paletta, um argentino naturalizado italiano, formará a dupla de zaga com Barzagli).

Em relação à cartilha original de Prandelli haverá uma mudança importante no comportamento da Azzurra: ao invés de marcar a saída de bola, o time tratará de se fechar em seu campo para se desgastar menos. Isso ficou claro no amistoso de domingo passado contra o Fluminense e nos treinamentos da semana em Mangaratiba.

No lado inglês, o plano é afogar Pirlo e apertar os outros dois responsáveis pela saída de bola (De Rossi e Verratti) para evitar que a Itália fique trocando passes e controle o ritmo de jogo.

O técnico Roy Hodgson quer que seu time roube a bola e acelere a jogada para pegar a defesa desarrumada. A dúvida é se será possível seguir essas instruções sob 30 graus de temperatura e umidade na casa dos 80%. Menos mal que a informação que chegou para as duas delegações é que haverá parada técnica nos dois tempos para que os jogadores possam se hidratar.

O trunfo de Hodgson para tentar impor um ritmo mais forte é a renovação que comandou na equipe nos últimos dois anos. Apenas cinco dos titulares participaram da derrota para os italianos nas quartas de final da Eurocopa de 2012, e do meio-campo para a frente apenas o capitão Gerrard tem mais de 30 anos (34). Henderson (23), Lallana (26), Rooney (28), Welbeck (23) e Sturridge (24) podem dar à Inglaterra o vigor necessário para passar por cima da Azzurra. “Estamos preparados para fazer o nosso independentemente das condições climáticas. Respeitamos a Itália, mas confiamos na nossa força”, disse Gerrard.

FICHA TÉCNICA

INGLATERRA - Joe Hart; Glen Johnson, Cahill, Jagielka e Baines; Gerrard; Henderson, Lallana e Rooney; Welbeck e Sturridge. Técnico: Roy Hodgson.

ITÁLIA - Buffon; Darmian, Barzagli, Paletta e Chiellini; De Rossi, Candreva, Pirlo e Verratti; Marchisio e Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli.

JUIZ - Bjorn Kuippers (Holanda)

LOCAL - Arena Amazônia, em Manaus

HORÁRIO - 18 horas (de Brasília)

NA TV - Globo, Band, ESPN Brasil, SporTV, Fox Sports e BandSports

Copa 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo