PUBLICIDADE

Publicidade

James Rodríguez bate Neymar na maior parte dos fundamentos

Camisa 10 colombiano é mais efetivo nos chutes a gol e nos passes; craque brasileiro corre mais e consegue mais lances individuais

Por Diego Salgado
Atualização:

Dois craques de 22 anos terão a missão de comandar as suas seleções na busca por uma vaga na semifinal com o número 10 às costas. De um lado, Neymar, autor de quatro gols na Copa do Mundo. Do outro, James Rodríguez, artilheiro isolado do Mundial, com cinco gols. Na comparação, o colombiano leva a melhor sobre o brasileiro em quase todos os fundamentos.

PUBLICIDADE

O camisa 10 da Colômbia, por exemplo, é bastante efetivo nos chutes a gol. Em 15 finalizações, acertou a meta adversária em 14 oportunidades. Neymar, por sua vez, concluiu no gol 13 vezes em 15 tentativas. James Rodríguez também acerta mais passes. Dos 183 toques para os companheiros, acertou 130 (71%). O craque brasileiro deu 178 passes e completou 113 (63%). 

O jogador do Monaco participa mais das jogadas da seleção colombiana. No total, 10,6% dos passes certos da equipe são de James Rodríguez - Neymar tem 7,3% de participação na equipe de Luiz Felipe Scolari. Sete dos 11 gols colombianos passaram pelos pés do seu craque (63,3%). Metade dos gols do Brasil foi marcado pelo meia-atacante do Barcelona.

Aos 22 anos, craques comandam as suas seleções na Copa do Mundo Foto: Montagem

Neymar também tem mais bolas perdidas: 45 contra 35 de Rodríguez, além de dois desarmes a menos - o camisa 10 recuperou a bola em seis lances. A favor do brasileiro está apenas a quantidade de jogadas individuais até a área: foram quatro, contra duas do colombiano. Neymar também correu quase cinco quilômetros a mais. Durante 369 minutos, percorreu 40.865 metros. James jogou por 309 minutos e somou 36..045 metros. 

A sete meses de completar 23 anos, Neymar já defendeu a seleção em 53 jogos, com 35 gols marcados (média de 0,66). James Rodríguez, que fará 23 anos na véspera da final da Copa (dia 12 de julho), soma 10 gols pela Colômbia em 26 partidas - 0,38 de média.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.