1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Copa 2014

Jogadores da seleção fazem tratamento de quiropraxia

Leandro Silveira - Agência Estado

10 Junho 2014 | 15h 54

A técnica é bastante usada nos jogadores do futebol europeu, e consiste em tratar dores na coluna, bem como preveni-las

Os jogadores da seleção brasileira ganharam mais um cuidado às vésperas da disputa da Copa do Mundo, marcada para começar nesta quinta-feira, com o duelo com a Croácia, no Itaquerão, em São Paulo. Entre segunda e terça, eles receberam o atendimento da quiropraxista Elisa Dallegrave, que foi convidada pelo médico José Luiz Runco para trabalhar com o grupo na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

A quiropraxia é uma técnica que cuida da coluna e realiza alinhamentos nela. A sua utilização pode ser tanto em função de alguma dor ou de forma preventiva, como foi realizado com os jogadores da seleção no inicio desta semana.

"Costumo comparara com escovar os dentes. Você come, suja os dentes e depois escova para limpar. Com a coluna é a mesma coisa. Você usa ela o tempo todo, mas só lembra de cuidar quando tem dor. Na verdade, é importante tratar da coluna sempre", explicou Elisa, em entrevista ao site oficial da CBF.

Rafael Ribeiro / CBF
O jogador Dante recebeu o tratamento nesta terça-feira

A quiropraxista conheceu Runco através do ex-jogador Carlos Alberto Torres, capitão da seleção no título mundial de 1970 e que teve um problema na coluna em 2010. O trabalho da quiropraxia não é tão conhecido no Brasil, sendo mais difundido no futebol europeu.

O zagueiro Dante é um dos jogadores que já conhecia essa técnica."É um trabalho excelente. Você sente o corpo mais equilibrado, tudo no lugar. Faz diferença quando se trata de alta performance", comentou o reserva da seleção.

Copa 2014