1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Jogo da Copinha às 9h deste sábado abre o ano do futebol brasileiro

- Atualizado: 01 Janeiro 2016 | 19h 32

Ferroviária-SP e América-PE dão pontapé inicial do futebol brasileiro

Muita gente ainda estará dormindo quando o primeiro jogo do futebol brasileiro em 2016 começar, neste sábado. A temporada nacional terá início, como de costume, com a Copa São Paulo de Futebol Júnior e a primeira partida do torneio vai reunir a Ferroviária e o América-PE, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara.

Vários dos grandes clubes brasileiros já jogam neste sábado pela Copinha. O Santos entra em campo às 11h, também em Araraquara, contra o Confiança-SE. O Grêmio pega a Desportiva Ferroviária, às 15h, em Itu, enquanto o Cruzeiro enfrenta o Comercial de Ribeirão Preto em Marília, às 17h. Botafogo, Fluminense, Inter e Corinthians também têm compromisso.

O futebol profissional tem seu pontapé inicial com o Campeonato Pernambucano, que tem a primeira rodada em 10 de janeiro, sem a participação dos grandes e do Salgueiro, que também vai disputar a Copa do Nordeste. A maioria dos demais estaduais tem início em 30 de janeiro, conforme cronograma da CBF.

Corinthians é o atual campeão da Copa São Paulo

Corinthians é o atual campeão da Copa São Paulo

A Libertadores começa em 2 ou 3 de fevereiro, com o São Paulo na fase preliminar. A Copa do Nordeste tem sua largada em 13 ou 14 de fevereiro, enquanto que a Copa Verde tem seu primeiro jogo no dia 5 ou 6. Nos três torneios há a possibilidade de jogos às terças-feiras e as tabelas ainda não foram divulgadas.

A Copa do Brasil só terá sua primeira rodada em março, a partir do dia 15. No fim deste mês, nos dias 24 e 29, a seleção brasileira inicia sua trajetória em 2016 contra Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa.

As Séries A e B do Brasileirão terão início no fim de semana dos dias 14 e 15 de maio, enquanto que a Série C começa uma semana depois e a Série D sete dias mais tarde. Os torneios não param durante a Copa América Centenário, de 8 a 26 de junho, nem durante os Jogos Olímpicos do Rio, de 3 a 20 de agosto.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em EsportesX