1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Juiz de Brasil x Holanda em 2010 apita abertura da Copa no Itaquerão

Leandro Silveira - Agência Estado

10 Junho 2014 | 12h 48

Japonês Yuichi Nishimura, que apita partidas internacionais desde 2004, expulsou Felipe Melo em memorável jogo do último Mundial

A Fifa anunciou nesta terça-feira que o japonês Yuichi Nishimura será o árbitro da partida de abertura da Copa do Mundo, entre as seleções do Brasil e da Croácia, nesta quinta-feira, às 17 horas, no Itaquerão, em São Paulo. E ele não traz boas lembranças para a seleção brasileira, pois apitou o duelo contra a Holanda, nas quartas de final do Mundial de 2010, quando a equipe então dirigida por Dunga perdeu por 2 a 1 e acabou sendo eliminada da competição.

O árbitro, de 42 anos, apita partidas internacionais desde 2004 e está em sua segunda Copa. Na de 2010, foi ele o responsável por expulsar o volante brasileiro Felipe Melo na derrota para a seleção holandesa. Antes, já havia aplicado o primeiro cartão vermelho daquele Mundial, ainda na primeira fase do torneio, em duelo entre Uruguai e França, ao expulsar Lodeiro.

Nishimura também possui outras experiências internacionais, tanto que trabalhou na Copa das Confederações do ano passado e também apitou a final do Mundial de Clubes de 2010, em que a Inter de Milão derrotou o Mazembe. Além disso, foi o quarto árbitro da decisão da Copa de 2010, em que a seleção espanhola derrotou a Holanda por 1 a 0 na prorrogação.

Rodolfo Buhrer/Estadão
Japonês de 42 anos é o responsável pela arbitragem de Brasil x Croácia

Agora, Nisihimura apitará o jogo de abertura da Copa e, assim, o Brasil reencontrará o árbitro da sua última partida em um Mundial, de más lembranças, pois acabou adiando por quatro anos o sonho da equipe de conquistar o seu sexto título do torneio.

Copa 2014