PUBLICIDADE

Publicidade

Maracanã recebe futebol pela primeira vez no ano

Vasco e Botafogo se enfrentam hoje na primeira partida da final do Estadual; estádio terá também o segundo jogo

Foto do author Marcio Dolzan
Por Marcio Dolzan
Atualização:

Ícone do futebol mundial, o Maracanã abrirá seus portões neste domingo para a primeira partida do ano. A partir das 16 horas, Vasco e Botafogo começam a decidir o Carioca no principal estádio do Rio. A arena também sediará a finalíssima no próximo domingo. Depois, será fechada novamente e só voltará a ter futebol em 17 de agosto, em uma das semifinais da Olimpíada.

Quando cruzarem os portões de acesso, os torcedores encontrarão um Maracanã diferente. “É um estádio que não está pronto para um jogo de futebol”, afirmou Gustavo Nascimento, diretor de Gestão de Instalações do Comitê Rio-2016, que está com a posse do Maracanã desde março. “Foram retirados 4 mil assentos no setor leste, 3,5 mil cadeiras cativas e 2 mil assentos no anel superior.”

Maracanã receberá as finais do futebol olímpiconos dias 19 e 20 de agosto Foto: Nilton Fukuda/Estadão

PUBLICIDADE

A retirada das cadeiras, assim como o fechamento em março, atende a uma necessidade olímpica – o estádio está sendo preparado para a cerimônia de abertura, em 5 de agosto.

A arena abriu este ano apenas para os shows das bandas Rolling Stones e Coldplay, mas isso foi suficiente para a Federação de Futebol do Rio (Ferj) pleitear o Maracanã para as finais.

“Se pode abrir para shows, por que não para as finais?”, indagou Rubens Lopes, presidente da Ferj. Ele se reuniu com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e com o presidente do Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, que acabaram cedendo.

Pelo regulamento, nenhum clube tem vantagem de jogar por dois resultados iguais. Caso isso ocorra, o campeão será conhecido nos pênaltis.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.