1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Messi é vaiado antes de marcar o segundo gol argentino no Maracanã

Diego Salgado - O Estado de S. Paulo

16 Junho 2014 | 05h 00

Atuação do camisa 10 melhorou no segundo tempo, após mudança tática do técnico Sabella na vitória sobre a Bósnia no Maracanã

As primeiras vaias a Messi no Maracanã surgiram antes de o craque arrancar pela terceira vez no segundo tempo da partida da Argentina contra a Bósnia. Então, com a bola colada no pé esquerdo e uma marcação de três adversários na entrada da área adversária, Messi tabelou com Agüero, colou novamente a bola na chuteira, deixou o zagueiro no chão e chutou colocado, fora do alcance do goleiro Begovic.

Antes de comemorar seu segundo gol em Copas do Mundo, o craque argentino ainda viu a bola tocar na trave. Era a resposta do camisa 10 argentino às críticas. "É importante começar com os três pontos. Não é fácil jogar a primeira na Copa. Tem a ansiedade e o nervosismo. Foi bom começar com o pé direito", afirmou Messi, que foi eleito o melhor jogador da partida. Até então, um lance ocorrido já no fim do primeiro tempo, era o melhor momento de Messi na partida que marcou a estreia da Argentina na Copa. 

Na etapa inicial, a forte marcação sobre o craque argentino ocorreu em todos os cantos do gramado. Atuando pelo centro, flutuando, como faz no Barcelona, o camisa 10 tentou escapar pelo lado direito, por onde Zabaleta deveria apoiar. 

Gabriel Bouys/AFP
Messi marcou o segundo gol da seleção argentina no Maracanã

Logo aos dois minutos, Messi foi responsável pelo cruzamento venenoso que resultou no gol contra do zagueiro Kolasinac. Antes, aos 55 segundos de jogo, recebeu a primeira bola e errou o passe ao tentar achar Agüero na área. Depois de a Argentina abrir o placar, participou pouco da partida na etapa inicial: deu 21 passes dos 279 efetuados pela seleção argentina – apenas 7,5% do total. Quando teve a rara chance de dar sequência ao jogo, errou bastante. Foram sete passes no pé dos jogadores da Bósnia. 

A Argentina entrou em campo com novidades. Em vez de uma linha com quatro homens atrás, Alejandro Sabella lançou três zagueiros: Campagnaro, Fernández e Garay. Os alas Zabaleta e Rojo, entretanto, não subiram ao ataque. Na frente, faltou a referência de um centroavante. No segundo tempo, o time ganhou um homem de área. E Messi, com mais espaço, melhorou na partida. Com Di María e Agüero abertos, o camisa 10 ganhou opções e pôde criar mais. 

O gol foi amadurecendo na medida em que o espaço aumentava na entrada da área. Aos nove da etapa final, Messi, um pouco mais à esquerda, serviu Agüero, mas o atacante chutou para fora. Aos 14, abriu o jogo à direita, para mais um chute para fora, de Di María. Quatro minutos depois, matou o jogo. "Foi um gol importante para todos. Estávamos desejando esse gol para definir o resultado e ficamos pensando no gol o tempo todo. Foi bom". 

No 4-2-3-1, o aproveitamento de Messi melhorou. De 30 passes, acertou 29. E deu todos os seus três chutes ao gol na partida, além de correr 500 metros a mais em relação à primeira etapa - foram 8.169 metros no total. 

No Mundial de 2010, Messi não marcou gols nos 450 minutos em que defendeu a Argentina, mas participou de 40% dos gols da equipe. Agora, na primeira partida da Copa, tirou um peso das costas ao marcar seu primeiro gol na competição.

Copa 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo