1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Mourinho atinge marca histórica após conquistar título com o Real Madrid

Jornal da Tarde

03 Maio 2012 | 09h 01

Treinador se tornou o primeiro a ganhar as três principais ligas europeias

José Mourinho se tornou ontem o primeiro treinador a ganhar as três principais ligas europeias – antes já havia sido campeão na Inglaterra, com o Chelsea, e na Itália, com a Inter de Milão. E comemorou a marca de forma bastante entusiasmada.

“Este foi o mais difícil. Este título não nos foi oferecido por ninguém. Fizemos muitos pontos e isso é uma loucura. Produzimos futebol de alta qualidade. Agora temos de celebrar. Estes jogadores merecem. Todo o país viu e ninguém terá dúvidas de que foi merecidíssimo.”

Aos 49 anos, Mourinho coleciona 20 troféus como técnico. Só de campeonatos nacionais são sete taças (ele também ganhou em Portugal com o Porto). “Já são sete títulos que conquistei, por isso estou tranquilo. Já sei como são essas festas. O próximo com certeza será mais duro.”

Mourinho chegou ao Real em 2010 e faturou ontem o seu primeiro título de peso – no ano passado conquistou a Copa do Rei. O curioso é que apesar dos altos investimentos feitos pela diretoria, no clube merengue ele diminuiu a velocidade de conquistas. Antes, Mourinho tinha uma média de três títulos por temporada completa num clube. No Real, esse número caiu para um.

Ele também aproveitou a festa pelo título para cobrar mais apoio das arquibancadas. “Espero que os torcedores premiem a equipe contra o Mallorca (na última rodada). Esta equipe merece mais emoção, paixão e carinho do que tem recebido.”

Sempre polêmico, Mourinho ainda achou espaço para provocar o Barcelona. “Eles ganharam todas as suas partidas com algum pênalti, como foi hoje (ontem), mas fizeram tudo o que foi possível também. É um grande clube de tradição.”

Na goleada por 4 a 1 sobre o Málaga, Messi marcou três gols e chegou a 68 na temporada, um recorde na Europa.