PUBLICIDADE

Natal decretará estado de calamidade no dia de jogo entre Gana e EUA

Prefeitura declarou estado de emergência e espera ter ajuda das Forças Armadas para recuperar prejuízos deixados pela chuva

Por Luan Xavier - Seleção Universitária
Atualização:

A chuva que cai desde a madrugada de sexta-feira na capital do Rio Grande do Norte fez com que a prefeitura decretasse estado de emergência em Natal. A Procuradoria do Município também foi acionada para elaborar um decreto de estado de calamidade pública que deve ser publicado nesta segunda-feira, data da partida entre Gana e Estados Unidos na Arena das Dunas, pela segunda rodada da Copa

 

PUBLICIDADE

Desde sexta-feira choveu em Natal quase o mesmo volume previsto para todo o mês de junho. A chuva provocou deslizamento de terra em zonas de morro e deixou várias ruas alagadas. A situação mais crítica é na zona leste. Na sexta-feira um deslizamento através de uma escadaria que dá acesso ao bairro de Mãe Luiza (região de morro) soterrou cinco carros que passavam pela Avenida Senador Dinarte Mariz (mais conhecida como Via Costeira), na altura da praia de Areia Preta. 

 

Desde sexta-feira choveu em Natal quase o mesmo volume previsto para todo o mês de junho Foto: Felipe Corazza/Estadão

A chuva em Natal já havia causado transtorno na sexta-feira, quando a cidade recebeu a partida entre México e Camarões, pelo Grupo A da Copa do Mundo. Várias ruas ficaram alagadas e muitos torcedores tiveram que passar pela lama para chegar à Arena das Dunas. A greve de motoristas e cobradores de ônibus deflagrada na quinta-feira também comprometeu o acesso dos espectadores ao estádio. A oferta de táxi da cidade também foi criticada. Os poucos taxistas que circulavam no entorno da arena se recusavam a levar os torcedores de volta para o local de hospedagem porque eles estavam molhados.

Nas últimas 24 horas novos deslizamentos foram registrados pela Defesa Civil. Uma grande erosão na rua Guanabara, em Mãe Luiza, obrigou a retirada de várias famílias. Elas estão sendo abrigadas em ginásios e prédios públicos da capital. Dois prédios localizados ao lado da escadaria por onde a terra deslizou precisaram ser evacuados. Não há registro de vítimas fatais. Em vários outros pontos da cidade a chuva provocou alagamentos e invadiu casas, prédios comerciais e repartições públicas. O entorno da Arena das Dunas ficou completamente alagado.

 

Após reunião no início da tarde deste domingo, a prefeitura determinou estado de alerta na cidade, deixando todas as secretarias com equipes, material e veículos de sobreaviso durante todo o período de incidência de chuvas. Em nota, a prefeitura comunicou que a Procuradoria do Município também foi acionada para elaborar um decreto de estado de calamidade pública a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias para a recuperação das áreas atingidas. O decreto deve ser publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial do Município. 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.