1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Neymar é eleito melhor jogador das Américas em 2011

AE - Agência Estado

31 Dezembro 2011 | 14h 57

Confirmando um ano quase perfeito para Neymar, o atacante foi escolhido o melhor jogador das Américas em 2011, em eleição tradicional promovida pelo jornal uruguaio El País. O atacante santista recebeu 130 votos dentre os 247 jornalistas, de 19 país, que tiveram direito a voto nesta 26.ª edição do prêmio, constituindo novo recorde. Antes, a melhor marca era do argentino Verón, que teve 109 votos para ser eleito o melhor de 2009.

Outros quatro santistas foram bem votados. Paulo Henrique Ganso ficou na terceira posição, com 33 votos, contra 70 do chileno Eduardo Vargas, principal responsável pelo título da Universidad de Chile na Copa Sul-Americana e segundo mais votado. Fora do top10, Elano teve 14 votos e Danilo 13. Outros brasileiros em destaque foram Dedé (15) e Ronaldinho Gaúcho (12).

Curiosamente, a seleção ideal da América do Sul, escolhida pelos jornalistas, tem três jogadores que já atuaram em times brasileiros, mas não se saíram bem. A começar pelo gol, que tem o chileno Johnny Herrera, ex-Corinthians, agora na Universidad de Chile. Na lateral-direita o melhor do continente é Reasco, ex-São Paulo, que está na LDU. Arévalo Rios, que jogou o primeiro semestre no Botafogo e agora está no Tijuana, do México, foi um dos volantes escolhidos.

Com a conquista de Neymar, o Brasil põe fim a um jejum, uma vez que o último brasileiro a vencer o prêmio havia sido Romário, em 2000. Desde então a premiação foi dominada por argentinos. No ano passado o melhor das Américas foi D''Alessandro, campeão da Libertadores com o Inter.

Confira a seleção da América, escolhida por votação do El País:

Johnny Herrera (Universidad de Chile/Chile); Néicer Reasco (LDU/Equador), Marcos González (Universidad de Chile/Chile), Rolando Schiavi (Boca Juniors/Argentina) e Clemente Rodriguez (Boca Juniors/Argentina); Arévalo Ríos (Tijuana/Uruguai), Ganso (Santos/Brasil) e Riquelme (Boca Juniors/Argentina); Neymar (Santos/Brasil), Barcos (LDU/Argentina) e Eduardo Vargas (Universidad de Chile/Chile).

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo