1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Neymar revela sua intimidade em documentário no Youtube

Flávia Guerra - O Estado de S. Paulo

29 Março 2014 | 17h 00

Dirigida por Alice e Felipe Braga, série revelará momentos intímos do atacante do Barcelona e da seleção brasileira

SÃO PAULO - "Meu carrapato 2 kkkkkkkkk Alice Braga gente da melhor qualidade!!", brincou Neymar em seu twitter quando postou, em junho de 2012, uma foto ao lado de Alice Braga. A brincadeira chamou atenção e virou notícia nas colunas sociais. Mais que isso, revelou aos fãs que a atriz de Elysium e Eu Sou a Lenda estava dirigindo um documentário sobre o jogador, o primeiro de sua carreira. "O pessoal ri porque ele me chama de carrapato 2, mas não sabem que é o carrapato 1", brincou a atriz na época.

O "carrapato 1" era Felipe Braga, diretor que, em parceria com Alice, assina a série documental sobre Neymar que estreia diretamente no canal do YouTube do próprio jogador (youtube.com/neymarjr) na próxima quarta (2 de abril), às 11h. "Este é um detalhe que faz toda diferença. Não é que nós fomos atrás do Neymar, o seguimos por todos os lugares e agora mostramos o que filmamos. Esta série é produzida por nós e pelo Neymar. É ele quem conta ao espectador e aos fãs um pouco da sua vida. É uma forma direta e franca dele se comunicar com o público e de mostrar quem ele é", comentam os diretores.

Neymar, que é fã das redes sociais e tem 25 milhões de seguidores em seu twitter, aprovou a ideia. "Costumo dizer que a Alice e o Felipe são dois carrapatos que conheceram um pouco da minha intimidade para mostrar quem eu sou fora de campo", declarou o atacante. "Espero que as pessoas gostem do resultado, porque eu também tenho curiosidade de saber como é a vida dos meus ídolos e sei que esses vídeos podem ser uma forma de me aproximar ainda mais deles", acrescentou.

A primeira temporada da série se chama Dias em Santos e traz três episódios filmados quando Neymar ainda jogava no time da baixada santista. "Para nós parece pouco tempo. Afinal, foi só um ano e meio que passou, mas ele mudou tanto desde que começamos a acompanhá-lo", comenta Alice. "Incrível. Estivemos com ele em Barcelona há algumas semanas e ele já está tão mais maduro. Na primeira temporada, a ideia de que ele é um menino que ama jogar futebol é muito forte. Agora, já dá para perceber que ele já criou uma casca", diz Felipe.

Dividido em temporadas temáticas, com seis episódios de cinco minutos cada, o projeto mostra ao público um Neymar que está longe de ser o estereótipo de um ídolo. A cada novo capítulo, que vai ao ar toda semana, sempre às quartas, às 11h, um pouco mais dos bastidores de sua vida concorrida se revela.

Alice e Felipe explicam que a ideia de retratar Neymar surgiu de um projeto que documentaria o futebol e suas histórias em diversos países. O personagem do episódio brasileiro seria o atacante. "Acabou não acontecendo, mas foi tão bacana ter o primeiro contato com o Neymar que resolvemos seguir adiante e fazer um documentário sobre ele", contam os diretores, que já trabalharam juntos no projeto Latitudes e são sócios da produtora de LosBragas, fundada por Alice, Felipe e Rita Moraes.

A partir da decisão de continuar seguindo Neymar por onde ele fosse, a dupla passou a ter acesso a desde cenas públicas até cenas muito particulares, como as em que o jogador brinca com o pai, chega para uma maratona de trabalho com a publicidade em pleno sábado de folga ou que cuida do filho. "Viramos mesmo carrapatos. Percebemos que nossa equipe inicial, de oito pessoas, ficava de fora de várias situações, pois só nós dois tínhamos acesso. Então, resolvemos que seríamos só nós dois em uma equipe muito enxuta", conta Alice, que faz questão de explicar que o jogador faz questão de ser Neymar Jr. "O Junior é importante. Neymar é o pai dele", comenta Alice.

CONFIANÇA

A propósito de Neymar pai, os diretores revelam que estabelecer uma relação de confiança com o empresário e guardião da carreira do filho foi crucial. "Percebemos que sua relação com o pai é muito importante para que ele tenha se tornado quem é. Ele é muito legal", comenta Felipe. "Já vimos tantos jogadores de futebol que, em momentos de pressão, extrapolam, se jogam em boates, etc. Mas ele tem tanto foco. A relação com a família dá muita força a ele. Pudemos ver de perto como a dinâmica entre eles é única", acrescenta Alice.

Para ter acesso à intimidade de Neymar, os diretores contam que optaram por um estilo discreto. "Não é um documentário de entrevistas, não falamos de futebol ou sobre o que acontece em campo. Isso já está nos noticiários. Nosso objetivo era aproximar ao máximo o espectador de quem é realmente o Neymar. E fazer isso em parceria com ele foi a melhor parte", observa Felipe.

Do primeiro contato com Neymar pai à amizade de fato com Neymar filho, a dupla passou por vários momentos que ajudaram a construir esta relação. "Quando fomos propor a ideia para seu Neymar, ele perguntou o porquê de querermos documentar o filho dele. E eu respondi que sua história merecia ser contada. A trajetória dele é tão incrível e ele é um cara bacana, que ama futebol e, apesar desta fama incrível, não perdeu sua personalidade. Pelo contrário. Até quando está de folga, em casa, não pode ver uma bola que sai brincando com ela. São momentos como este que queremos mostrar", conclui Alice.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo