1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Neymar treina falta no palco da estreia e tem bom aproveitamento

Robson Morelli - O Estado de S. Paulo

11 Junho 2014 | 17h 19

Sob a orientação de Felipão, craque brasileiro acertou muitas cobranças durante o trabalho de reconhecimento desta quarta-feira

Neymar treinou à exaustão nesta quarta-feira, no trabalho de reconhecimento do estádio de abertura da Copa, em Itaquera, faltas contra o goleiro Victor. Ele é o homem do Brasil nas bolas paradas. Quem também teve excelente aproveitamento foi o lateral-esquerdo Marcelo, acertando uma sequência de três cobranças de direita que o goleiro reserva da seleção não foi sequer para a bola, na tentativa de fazer a defesa. Era impossível. Felipão estava ao seu lado. O Brasil acredita muito nessa jogada e por isso tem ensaiado tanto.

Desde o retorno de Felipão à seleção, o Brasil marcou 59 gols, três deles de falta. Todos feitos por Neymar, que acertou a cobrança contra a Itália (na Copa das Confederações) e nos amistoso diante da Coreia do Sul e do Panamá.

A seleção tem alguns batedores que podem se revezar de acordo com a localidade da infração. Neymar é o cara das bolas próximas à área, chutes secos, certeiros, tirando da barreira. Marcelo trabalha o fundamento um pouco mais distante, já fora da meia lua da grande área. 

Eduardo Nicolau/Estadão
Neymar cobra falta sob o olhar de Felipão na Arena Corinthians

Há outros como Oscar, Hulk, Daniel Alves e David Luiz. Mas esses abusam mais da força. Para cada bola, Felipão tem uma opção. E assim será contra a Croácia.O Brasil também tem ensaiado cobranças de pênaltis. 

O treinador sabe que a velocidade de seus homens de frente e a constante movimentação dentro da área podem provocar faltas capitais dos adversários. Neymar é o primeiro batedor da seleção, seguido por Fred e Marcelo. Não há brechas para mais ninguém se aproximar da bola. 

Ainda na Arena Corinthians, os jogadores do Brasil fizeram uma disputa em meio campo, com passes rápidos e ensaiaram finalizações. Nesta quinta-feira, às 17h, a seleção de Felipão faz sua estreia na Copa do Mundo contra a Croácia.

Copa 2014