1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Copa 2014

Nigéria aposta em estrelas do futebol inglês contra o Irã

O Estado de S. Paulo - O Estado de S. Paulo

15 Junho 2014 | 22h 00

Com as presenças de Mikel e Moses, campeões africanos são os favoritos em estreia na Copa do Mundo na Arena da Baixada

A Nigéria estreia nesta segunda-feira na Copa do Mundo, na Arena da Baixada, com o peso de ser a atual campeã africana e a responsabilidade de não tropeçar diante do virtual adversário mais fraco do grupo, o Irã. Em uma chave com a Argentina como a principal força, as Super Águias sabem que a conquista da vaga na segunda fase depende de conquistar pontos antes de encontrar a equipe de Messi pela última rodada.

Os africanos apostam em um esquema de três atacantes e no elenco com experiência na Europa. Todos os titulares atuam foram do país. A armação das jogadas fica com a dupla Moses, do Liverpool, e Mikel, do Chelsea, e a missão de marcar gols é de Emenike, do Fenerbahçe, artilheiro da última Copa Africana das Nações.

Efe
Nigéria tenta reafirmar favoritismo contra o Irã

"Será um jogo difícil. Nós sabemos que a equipe da Nigéria tem muitas estrelas, craques que jogam na Europa, grande técnico e experiência. É uma grande vantagem", admitiu o técnico do Irã, o português Carlos Queiroz. A seleção asiática jamais se classificou para a segunda fase da Copa do Mundo e a maioria dos jogadores atua no futebol do próprio país.

Queiroz disse que o principal ponto forte do Irã para estrear bem é a determinação e o espírito coletivo. "As dificuldades de caráter econômico e político colocam o time em completa desvantagem em relação a outras seleções. Espero sair daqui com respeito, simpatia e compreensão", disse. A principal meta no Brasil é dar orgulho ao povo iraniano.

Para a estreia, o time vai jogar com uma formação defensiva. O esquema tático será o 4-5-1, com apenas Ghoochanneijhad no ataque. 

As duas equipes não vencem uma partida na Copa desde 1998. Embora seja considerada uma potência do futebol africano, a Nigéria teve participações apagadas em 2002 e 2010 e não ganhou os três amistosos disputados antes do Mundial.

O técnico Stephen Keshi desconversou sobre o mau desempenho recente e afirmou que, mais importante do que os resultados, foi a forma como a equipe se apresentou. "Minha preocupação é fazer os jogadores voltarem a entender nosso estilo de jogo, trazê-los de volta para o ritmo a que estávamos acostumados, porque há algum tempo havíamos perdido isso."

FICHA TÉCNICA

IRÃ X NIGÉRIA

IRÃ: Davari; Heydari, Hosseini, Montazeri e Hajsafi; Dejagah, Nekounam, Teymourian, Jahanbakhsh e Shojaei; Ghoochanneijhad. Técnico: Carlos Queiroz.

NIGÉRIA: Enyeama; Ambrose, Omeruo, Oboabona e Oshaniwa; Onazi, Mikel e Moses; Odemwingie, Musa e Emenike. Técnico: Stephen Keshi

Juiz: Carlos Vera (EQU)

Local: Arena da Baixada

Horário: 16h

Transmissão: Globo, ESPN, SporTV, Bandsports

Copa 2014