Publicidade

Nova regra para a Copa obriga torcedores a fazerem credencial

A cerca de um mês do Mundial, brasileiros se mobilizam para garantirem documentos para verem os jogos na Rússia

PUBLICIDADE

Por Ciro Campos
Atualização:

Mesmo antes de o técnico Tite anunciar a lista de convocados da seleção para a Copa, vários brasileiros já estão contentes pela confirmação da presença na Rússia. A garantia veio para alguns deles pelos Correios com o documento essencial para assistir aos jogos nos 12 estádios da competição: a Fan ID.

A credencial de torcedor é gratuita e se trata de uma medida da segurança obrigatória para identificar quem vai ao país para ver a Copa. Segundo o Ministério das Comunicações e dos Meios de Comunicação da Rússia, já foram emitidos mais de 500 mil documentos, dos quais cerca de 10 mil pedidos vieram do Brasil, oitavo país que mais fez solicitações.

Mário Cassapulas já recebeu a Fan ID para os jogos na Rússia Foto: Alex Silva/Estadão

O engenheiro civil Mário Cassapulas recebeu o documento em São Paulo no mês passado. "Foi fácil. Fiz o cadastro no site e optei por entregarem em casa. Levou mais ou menos um mês. Só precisei tirar uma foto com fundo branco, como é pedido, mas aceitaram uma 'selfie' mesmo", contou.

O torcedor faz o pedido da Fan ID a partir de um código fornecido pela Fifa no momento da compra do ingresso. A entrega em casa não tem custos. Quem preferir, terá uma versão eletrônica como comprovante. A partir dela, o torcedor precisa fazer a retirada do crachá na Rússia ou nos centros de solicitações de vistos, como consulados, por exemplo. 

"Vou fazer a retirada aqui em São Paulo, em um dos pontos de distribuição. Foi fácil fazer a Fan ID. Eu me programei com antecedência e em setembro já comprei os bilhetes para viajar de trem", afirmou o estudante Pedro Jamil Atallah.

Publicidade

A Fan ID é um crachá com a foto do torcedor e, principalmente, o nome escrito tanto no alfabeto romano como no cirílico. Nenhuma outra edição da Copa exigiu uma credencial para torcedores. Na Copa das Confederações do ano passado, a identificação foi testada. Cerca de 480 mil torcedores pegaram o documento.

O crachá tem como vantagens o direito a viagens gratuitas em trens e transporte público em dias de jogos. O documento também libera a entrada na Rússia sem necessidade de visto entre um período de dez dias antes da Copa e após o dia da final.

Apesar disso, o Fan ID não dispensa o brasileiro de carregar sempre outros dois documentos. Quem for à Rússia vai precisar primeiramente do cartão migratório, geralmente entregue pelas companhias aéreas, e o registro migratório.

Este último requer mais atenção. Se a hospedagem do turista for um hotel, o próprio estabelecimento cuida da procedimento. Quem ficar em outro tipo de acomodação, precisará procurar as autoridades para se registrar. "Eu e minha mulher alugamos um apartamento e os proprietários se encarregaram de nos levar para uma delegacia para tirar o documento", explicou o publicitário Sebastião Pereira.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.