1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Acidente Itaquerão

Obras na Arena Corinthians não têm data para voltar

Raphael Ramos - O Estado de S. Paulo

01 Abril 2014 | 18h 29

Ministério do Trabalho exige que empresa responsável pela instalação das arquibancadas temporárias melhore segurança dos operários

SÃO PAULO - A montagem das arquibancadas temporárias da Arena Corinthians vai continuar paralisada por tempo indeterminado. Os trabalhos no local só serão liberados depois que a Fast Engenharia, empresa responsável pela obra, cumprir três exigências feitas pelo Ministério do Trabalho. São elas: 1) instalação de guarda-corpos (grades); 2) implantação de novos cabos de seguranças; 3) apresentação de um projeto de proteção coletiva para os operários.

A lista de pedidos foi definida nesta terça-feira, depois de mais de duas horas de reunião entre representantes da Fast, da Odebrecht (empreiteira responsável pelo estádio) e integrantes do Ministério do Trabalho. Na quinta-feira, haverá novo encontro, em que a Fast deverá apresentar o seu plano de ação. O ministério, no entanto, só vai liberar o retorno do trabalho nas arquibancadas provisórias depois que todas as exigências forem cumpridas..

Segundo o advogado da Fast, David Rechulski, que representou a empresa no encontro com o Ministério do Trabalho, não há previsão para atender os pedidos feitos nesta terça-feira. “Uma coisa é certa: não há condição de até quinta-feira fazer tudo isso. É impossível prever uma data. Não dá para falar em tempo de execução.”

A interdição da obra ocorreu depois de o operário Fábio Hamilton da Cruz, de 23 anos, morrer no sábado após cair de uma altura de oito metros enquanto instalava placas. Com a paralisação da montagem das arquibancadas provisórias norte e sul, a entrega do estádio, que será palco da abertura da Copa do Mundo, dia 12 de junho, pode sofrer novo atraso.

Nas outras áreas do Itaquerão, os trabalhos continuam. A obra deveria ter sido finalizada em 31 de dezembro, mas o prazo foi adiado para 15 de abril depois que um guindaste que erguia peças da cobertura desabou e matou dois operários. A Fifa espera receber a arena somente no dia 15 de maio.

Superintendente regional do Ministério do Trabalho em São Paulo, Luiz Antônio de Medeiros, admitiu que as obras de montagem das arquibancadas temporárias do Itaquerão, não foram vistoriadas pelo órgão antes do acidente de sábado. “Temos 400 fiscais em todo o Estado para fiscalizar milhões de empresas”, disse.

Segundo Medeiros, somente depois da morte de Cruz é que foi constatado que os cabos de segurança tinham 1,5 metro enquanto que as placas instaladas pelos operários mediam dois metros. Também foi verificada que a obra não tinha uma proteção coletiva para os operários, um item exigido por lei. Apesar de a legislação não especificar o tipo de proteção, o ministério dá preferência à colocação de redes nas partes inferiores.

Para o advogado da Fast, esse item não é essencial, e sim adicional. “Não é porque você tem o conceito de algo mais seguro que o que está sendo feito é inadequado”, disse Rechulski.

Acidente Itaquerão

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo