1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Oficial: Itaquerão será o palco de abertura da Copa do Mundo de 2014

estadão.com.br com AE

20 Outubro 2011 | 14h 09

São Paulo receberá 1.º jogo em 12 de junho, às 17h. Maracanã, no Rio, será sede da decisão

SÃO PAULO - É oficial: o Itaquerão será o palco de abertura da Copa do Mundo de 2014. A Fifa também oficializou o Maracanã como local da grande final, assim como aconteceu em 1950 no Brasil. O anúncio do calendário foi feito nesta quinta-feira, em Zurique, pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira.

Depois de São Paulo ficar ameaçada de ser excluída do Mundial por falta de um estádio, a cidade volta a ser um dos pilares do evento. Ela receberá a partida inaugural marcada para dia 12 de junho, às 17 horas, e mais cinco jogos da competição, incluindo uma das semifinais, mesmo sem passar pelos testes da Copa das Confederações, um ano antes, em 2013.

Brasília abrigará sete jogos, entre eles a disputa de 3.º lugar. E Belo Horizonte terá a outra semifinal do Mundial. Os demais confrontos acontecerão em Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Cuiabá e Natal. Todas as 12 sedes terão pelo menos um jogo de seleção que for cabeça de chave, as mais fortes do evento, sendo que as quatro últimas sedes participam apenas da primeira fase do torneio.

A Fifa também definiu nesta quinta-feira todos os horários dos jogos da Copa. Na primeira fase, serão quatro horários diferentes: 13 horas, 16 horas, 19 horas e 22 horas (sempre no horário de Brasília).   Nas oitavas e nas quartas de final, as partidas estão marcadas para as 13 horas e 17 horas. Nas semifinais e na disputa do terceiro lugar, os jogos serão às 17 horas. E a grande final, dia 13 de julho, começará às 16 horas.

Ao todo, foram elaboradas 57 versões da tabela dos jogos da Copa de 2014 para chegar ao desenho definitivo. E, pela programação divulgada pela Fifa, a seleção brasileira vai atuar em São Paulo, Fortaleza e Brasília na primeira fase. Depois, se for confirmando o favoritismo, o Brasil jogaria em Belo Horizonte, nas oitavas de final, em Fortaleza, nas quartas de final, novamente em Belo Horizonte, na semifinal, e no Rio, na final.

Confira os jogos que cada uma das 12 sedes receberá na Copa:

Rio (Maracanã) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas, 1 das quartas e a final

Brasília (Estádio Nacional) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas, 1 das quartas e a disputa do 3.º lugar

São Paulo (Itaquerão) - 4 jogos da primeira fase (incluindo a abertura), 1 das oitavas e 1 da semifinal

Belo Horizonte (Mineirão) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 da semifinal

Fortaleza (Castelão) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 das quartas

Salvador (Fonte Nova) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 das quartas

Porto Alegre (Beira-Rio) - 4 da primeira fase e 1 das oitavas

Recife (Arena Pernambuco) - 4 da primeira fase e 1 das oitavas

Curitiba (Arena da Baixada) - 4 jogos da primeira fase

Manaus (Arena Amazônia) - 4 da primeira fase

Natal (Arena das Dunas) - 4 da primeira fase

Cuiabá (Arena Pantanal) - 4 da primeira fase

Atualizado às 14h49 para acréscimo de informações