Publicidade

Palmeiras pega Barcelona-EQU e pode encarar Santos nas quartas da Libertadores

Para enfrentar o rival, time da baixada precisará superar o Atlético-PR nas oitavas

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Conmebol definiu nesta quarta-feira, em sorteio realizado em sua sede, no Paraguai, os confrontos das oitavas de final da Libertadores. Com cinco brasileiros ainda vivos no torneio, haverá um confronto entre equipes do País: Atlético-PR x Santos. E quem avançar desta disputa, poderá encontrar nas quartas outro time do Brasil, o Palmeiras, que encara o Barcelona-EQU.

O sorteio desta quarta dividiu seus dois potes entre campeões e vice-campeões dos grupos e também definiu o caminho das equipes até as finais. Trata-se de uma mudança no regulamento em relação aos anos anteriores quando os confrontos de oitavas já eram decididos pelas pontuações das equipes na fase de grupos.

Times brasileiros não terão vida fácil nas oitavas de final da Libertadores Foto: Norberto Duarte/AFP

PUBLICIDADE

E com este novo regulamento, Atlético-PR e Santos foram sorteados para se encontrar. Por ter sido o segundo colocado de seu grupo, o time paranaense vai fazer a primeira partida em casa, enquanto o segundo jogo será de mando paulista. As equipes já se enfrentaram no mata-mata da Libertadores em 2005, quando o Atlético-PR eliminou o Santos nas quartas.

Quem passar deste confronto poderá encarar o Palmeiras. Líder de seu grupo na fase anterior, o time paulista vai enfrentar o Barcelona-EQU, com o primeiro jogo realizado no Equador, e o segundo, em São Paulo.

A maior parte dos brasileiros, aliás, está do mesmo lado da chave. O Botafogo vai duelar com o Nacional, do Uruguai, com o primeiro jogo sendo realizado na casa do adversário, e a volta, no Rio. Se passar, pode ter pela frente o Grêmio, que enfrenta o Godoy Cruz, da Argentina, também fazendo a primeira partida fora de casa.

Atlético-MG foi o único brasileiro que caiu no primeiro lado da chave Foto: Jorge Adorno/Reuters

Todos estes confrontos acontecem do mesmo lado da chave, o que significa que uma suposta semifinal poderia envolver duas destas equipes: Santos, Atlético-PR, Palmeiras, Grêmio e Botafogo.

Assim, o único outro brasileiro restante só poderá duelar com uma equipe do País na final. Trata-se do Atlético-MG, que terá pela frente nas oitavas o Jorge Wilstermann, da Bolívia, com o primeiro jogo realizado na casa do adversário. Se avançar, o time mineiro pode encarar nas quartas o River Plate, que agora pega o Guaraní-PAR.

Publicidade

Deste mesmo lado da chave, os dois confrontos restantes, e que não possuem nenhum brasileiro na briga. O San Lorenzo encara o Emelec, com a primeira partida realizada no Equador. Já o também argentino Lanús terá pela frente o The Strongest, com a ida disputada na altitude de La Paz.

As partidas de ida das oitavas de final da Libertadores acontecem nos dias 4, 5 e 6 de julho. A volta está programada para os dias 8, 9 e 10 de agosto. 

Confira os confrontos das oitavas de final da Libertadores (os times que jogam a primeira partida em casa aparecem primeiro):

Guaraní-PAR x River Plate

Atlético-PR x Santos

Nacional-URU x Botafogo

Emelec x San Lorenzo

Publicidade

The Strongest x Lanús

Godoy Cruz x Grêmio

Barcelona-EQU x Palmeiras

Jorge Wilstermann x Atlético-MG

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.