Palmeiras tem camisas que marcaram época ao longo dos 100 anos

Do verde esmeralda ao azul em homenagem ao uniforme da Itália, clube teve diversos uniformes que se tornaram referência

Daniel Batista, Diego Salgado, Glauco de Pierri e Gustavo Zucchi, O Estado de S. Paulo

26 Agosto 2014 | 06h00

Segundo maior artilheiro da história do Palmeiras, César Maluco resume o que significa a camisa alviverde. "Ela tem um peso inexplicável, uma força única e uma beleza só dela". Poucos clubes têm uniformes tão marcantes. Em 100 anos, vários foram os modelos que se tornaram referências até para outros clubes, como a camisa verde e amarela usada ano passado para homenagear o time que em 1965 defendeu a seleção brasileira contra a seleção uruguaia. Pouco depois, vários outros times pelo Brasil imitaram o uniforme.

E como esquecer daquela tradicional camisa listrada dos tempos de Parmalat, quando o time ganhou quase tudo que disputou? Ao vê-la do outro lado do campo, muitos adversários já começavam a tremer antes mesmo de a bola rolar.

A Primeira e a Segunda Academia tinham uma camisa mais simples, mas com um verde que parecia ser exclusivo do Palmeiras. No gol, Oberdan Cattani entrava para história e fazia com que a blusa azul com um grande P no centro virasse sinal de conquistas e grandes defesas.

E sempre que lembramos dos milagres de São Marcos – como nas Libertadores de 1999 e 2000 –, vem à cabeça aquela camisa azul clara que virou um manto para todo palmeirense. Nos últimos anos, a diretoria percebeu que o uniforme seria uma excelente fonte de renda. Desde então, vários modelos têm sido lançados, mas nenhum fez tanto alarde como a camisa verde-limão, que se tornou um sucesso absoluto de vendas.

Nesta temporada, a direção lançou uma camisa azul, que faz referência à ligação do clube com a Itália, como a oficial do centenário. Outro sucesso.

Mais conteúdo sobre:
Centenário Palmeiras Palmeiras Futebol

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.