PUBLICIDADE

Publicidade

Palmeiras usa semana para avaliar se muda esquema tático

Eduardo Baptista experimenta nova formação e estuda adotar 4-2-3-1 após boa atuação no sábado

Por Ciro Campos
Atualização:

A semana com menos jogos no calendário será útil para o Palmeiras se fixar na preparação para a estreia na Copa Libertadores, com foco na possível formação a ser usada. Como o time foi bem no último sábado, ao ganhar de goleada da Ferroviária por 4 a 1 com um esquema tático diferente, os trabalhos dos próximos dias podem indicar a adoção do 4-2-3-1, em vez do 4-1-4-1 adotado pelo técnico Eduardo Baptista no começo da temporada.

O esquema utilizado na vitória de sábado no Allianz Parque, pelo Campeonato Paulista, repetiu o desenho utilizado pelo técnico Cuca no último ano. A equipe conseguiu ter mais mobilidade em campo, principalmente porque o trio de armadores (Keno, Dudu e Michel Bastos) se movimentou bem, inverteu posições e teve o auxílio de dois volantes para fazer a bola sair da defesa. Thiago Santos e Zé Roberto atuaram na função em que anteriormente Felipe Melo fez sozinho esse trabalho.

Técnico do Palmeiras estuda como armar time para a Libertadores Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

PUBLICIDADE

O treinador elogiou no sábado o rendimento do Palmeiras na nova formação tática. "A equipe como um todo foi muito bem hoje. Começamos a marcar em um 4-4-2 e jogávamos no 4-2-3-1. O Dudu foi um nome importante. No primeiro tempo, desarticulou a defesa da Ferroviária e isso abriu os espaços, como a gente queria", disse Baptista depois da vitória.

Antes desse jogo, na derrota por 1 a 0 para o Corinthians, na arena do rival, o treinador havia criticado a falta de movimentação do time para criar. A falha dificultou ao time ao levar perigo ao gol adversário, mesmo com um jogador a mais em campo durante todo o segundo tempo depois da expulsão do volante Gabriel.

Na sexta-feira o Palmeiras enfrentará o Red Bull, em Campinas, e a tendência é ter na escalação os mesmos jogadores que cinco dias depois vão estar em campo na estreia na Copa Libertadores. Em comperação à vitória sobre a Ferroviária, devem voltar ao time o zagueiro Mina, que foi poupado, e o volante Felipe Melo, recuperado de um corte no supercílio.

"É sempre bom ter a semana cheia. Você consegue fazer tudo que é necessário nos treinos, para corrigir falhas no time", disse o lateral-esquerdo Egídio, promovido à condição de titular no último sábado com a transferência de Zé Roberto para volante. "O time está ficando bom, estamos fazendo bons jogos", completou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.