1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Papa envia mensagem com 3 lições para atletas da Copa

Tânia Monteiro - O Estado de S. Paulo

11 Junho 2014 | 21h 26

Suma pontífice mandou mensagem para a presidente Dilma Rousseff sobre a Copa do Mundo que se inicia nesta quinta-feira

Atendendo a pedido da presidente Dilma Rousseff, para que mandasse mensagem por ocasião da realização da Copa, a TV Globo gravou mensagem do papa Francisco em vídeo, divulgada na noite desta quarta pelo Palácio do Planalto.

Nela, o sumo pontífice se dirige aos "amantes do futebol", diz que sua "esperança é que, além de festa do esporte, esta Copa possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos" e aproveita para falar de lições que o esporte pode dar. "Para vencer, é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância", disse, em sua primeira lição.

"Não é só no futebol que ser 'fominha' constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos ?fominhas? na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada". Segundo o papa, "o futebol pode e deve ser uma escola para a construção de uma 'cultura do encontro', que permita a paz e a harmonia entre os povos".

Giampiero Sposito/Reuters
Papa Francisco mandou mensagem sobre a Copa a pedido da presidente Dilma Rousseff

Em seguida, cita a segunda lição da prática esportiva: "Aprendamos o que o fair play do futebol tem a nos ensinar. Para jogar em equipe é necessário pensar, em primeiro lugar, no bem do grupo, não em si mesmo".

"A última lição do esporte proveitosa para a paz", prossegue o papa Francisco, "é a honra devida entre os competidores". Para ele, "o segredo da vitória, no campo, mas também na vida, está em saber respeitar o companheiro do meu time, mas também o meu adversário. Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida!"

Copa 2014