Publicidade

Pelé se apresenta ao mundo com atuações espetaculares em 1958

Rei do Futebol fez grandes jogos em campanha vitoriosa da seleção brasileira, na Suécia

PUBLICIDADE

Foto do author Almir Leite
Por Almir Leite
Atualização:

Numa Copa em que Just Fontaine fez 13 gols, que Didi jogou o fino, que Garrincha causou espanto com seus dribles, que Yashin fez defesas incríveis, o maior destaque foi Pelé. Garoto de tudo, tímido fora de campo, transformava-se dentro dele.

Confira a página especial sobre a Copa do Mundo de 2018

ESPECIAL - 15 anos do Penta, nossa última conquista

Pelé começou na reserva, até porque convalecia de uma contusão no tornozelo, consequência de uma entrada violenta do corintiano Ari Clemente em um jogo-treino pré-Copa. Só estreou na terceira partida, a pedido dos líderes do time - Nilton Santos, Didi e Bellini. O Brasil empatara com a Inglaterra sem jogar um bom futebol e o menino foi um dos que ganharam uma chance contra a União Soviética.

Pelé deixou o mundo boquiaberto com seus gols. Foto: Arquivo/AP

A estreia de Pelé foi discreta, mas Vavá resolveu na vitória por 2 a 0. Contra o País de Gales, já nas quartas, porém, ele decidiu. O jogo estava complicado quando, aos 21 minutos da etapa final, Pelé recebeu na área, aplicou dois chapéus e concluiu para o gol.

Pelé se apresentava ao mundo. Aos 17 anos e 239 dias, tornava-se o mais jovem jogador a fazer um gol em Copa do Mundo.

Publicidade

Depois disso, a história é conhecida. Três gols e atuação de gala na semifinal contra a França, dois gols na decisão contra a Suécia. O mundo do futebol estava conhecendo seu rei.

CAMPANHA DO BRASIL

Brasil 3 x 0 Áustria Brasil 0 x 0 Inglaterra Brasil 2 x 0 União Soviética Brasil 1 x 0 País de Gales Brasil 5 x 2 França Brasil 5 x 2 Suécia

JOGOS: 6VITÓRIAS: 5EMPATE: 1DERROTA: 0GOLS PRÓ: 16 GOLS CONTRA: 4ARTILHEIRO: Pelé (6 gols)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.