Publicidade

Pênaltis desperdiçados em Copas do Mundo são comuns desde 1982

Primeira decisão ocorreu na semi do Mundial da Espanha; craques como Baggio, Zico, Platini e Maradona já erraram cobranças 

PUBLICIDADE

Por Diego Salgado
Atualização:

A bola na marca do pênalti em jogos de Copa do Mundo tornou-se mais frequente a partir de 1982, quando Alemanha e França decidiram uma vaga na final doMundial da Espanha após 12 cobranças ao término da prorrogação - o critério foi instituído quatro anos antes, mas nenhuma partida ficou empatada após 120minutos de jogo. Na semifinal de 1982, os alemães, que desperdiçaram um pênalti, eliminaram os franceses, que viram o goleiro Schumacher defender dois chute.

PUBLICIDADE

Em 22 decisões por pênaltis em Copas, 204 cobranças foram feitas, com 144 gols marcados. Outras 41 cobranças pararam nas mãos dos goleiros e 19 bateram natrave ou foram para fora. No tempo normal, 154 gol foram marcado após uma cobrança de pênalti.

Zico, em 1986, desperdiçou a chance de recolocar o Brasil na frente da França ao bater fraco - a cobrança parou nas mãos de Bats. Platini, Maradona e Baggiotambém erraram. Com os craques argentino e francês, as consequências foram menores, pois, ao fim do disputa, suas seleções conseguiram vencer (em 1990 e1969, respectivamente). Já Baggio ficou marcado pelo pênalti cobrado para fora, responsável direto pelo vice-campeonato da Itália em 1994.

Confira dez pênaltis desperdiçados em Copas.

Maradona - Copa 1990

Joaquin - Copa 2002

Na luta por uma vaga na semifinal da Copa do Japão e da Coreia do Sul, Joaquin, da Espanha, foi o vilão ao errar a quarta cobrança do time europeu - o sul-coreano Won-Jae defendeu. Na sequência, Myung-Bo marcou e garantiu a vaga para os donos da casa.

Publicidade

Zico - Copa 1986

Di Biagio - Copa 1998

Em 1998, o italiano Di Biagio errou a última cobrança da decisão por pênaltis contra a França. Assim como Trezeguet, o jogador mandou no travessão e osfranceses, em casa, acabaram vencendo por 4 a 3.

Gyan - Copa 2010

Baggio - Copa 1994

Até a cobrança de Baggio - a última dos italianos - Baresi, Márcio Santos e Massaro haviam desperdiçado suas cobranças. O chute por cima do gol deu ao Brasil o tetracampeonato mundial na Copa de 1994 (Bebeto, que bateria o último da seleção brasileira, nem precisou chutar o pênalti derradeiro).

Hasek - Copa 1990

Publicidade

Trezeguet - Copa 2006

Ronald de Boer - Copa 1998

Na semifinal da Copa da França, o Brasil converteu as quatro cobranças contra a Holanda. Taffarel garantiu a vitória ao defender duas cobranças. A última - decisiva - foi em um chute do meia Ronald de Boer. 

Platini - Copa 1986

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.