Publicidade

Ranieri supera Zidane e é eleito melhor técnico de 2016

Aos 65 anos, o treinador leva Leicester City ao inesperado título de campeão inglês

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Apontado como grande responsável por uma das maiores zebras da história do futebol, o italiano Cláudio Ranieri foi apontado nesta segunda-feira como melhor treinador de 2016 pela Fifa. Aos 65 anos, o treinador levou o Leicester City ao inesperado título de campeão inglês.

Ranieri chegou à cerimônia da Fifa nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça, como um dos três finalistas e como o que carregava na manga o título de menor expressão internacional. Zinedine Zidane, em sua primeira temporada como treinador, levou o Real Madrid ao título da Liga dos Campeões, enquanto Fernando Santos fez de Portugal campeão da Eurocopa pela primeira vez.

Claudio Ranieri recebe prêmio de melhor técnico do ano Foto: Ruben Sprich/Reuters

PUBLICIDADE

Os três eram novatos entre os finalistas da premiação, que agora é independente da Bola de Ouro da revista France Football e leva o nome Melhor do Mundo. Diferente de Zidane, porém, Ranieri não é nenhum calouro como treinador.

Jogador mediano durante a carreira, ele começou como técnico em clubes pequenos da Itália. Chegou ao Napoli em 1991 e, depois, passou por Fiorentina, Valencia, Atlético de Madrid, Chelsea, Parma, Juventus, Roma, Inter de Milão e Monaco. Apesar de ter trabalhado em diversos times expressivos, seu currículo não tinha mais que títulos de divisões inferiores, uma Copa do Rei e uma Copa da Itália.

Para piorar, ficou só quatro jogos no comando da Grécia, em 2014, substituindo exatamente Fernando Santos. Perdeu três partidas - uma delas para as Ilhas Faroe -, não formou um time, sequer se mudou para o país, e foi logo demitido.

Parecia o fim da linha para Ranieri, que chegou ao Leicester com o claro intuito de salvar a equipe do rebaixamento. Apesar das vitórias em sequência, o treinador demorou a admitir que o time brigava pelo título, que veio deixando para trás alguns dos mais ricos times do mundo.

Escolhido como melhor técnico da Inglaterra e melhor treinador italiano na temporada passada, ele, porém, não fez um grande segundo semestre em 2016. No Inglês, a equipe é só a 15.ª colocada, brigando contra o rebaixamento. Por outro lado, na Liga dos Campeões, a equipe avançou em primeiro no seu grupo. Vai pegar o Sevilla na próxima fase.

Publicidade