1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Santos vacila e Princesa do Solimões leva decisão da vaga para Vila Belmiro

Gonçalo Junior - O Estado de S. Paulo

08 Maio 2014 | 23h 49

Pela Copa do Brasil, equipe paulista ganha por 2 a 1 com atuação ruim e cheia de falhas da defesa

SÃO PAULO - A vitória sofrida do time misto do Santos sobre o Princesa do Solimões por 2 a 1 na Arena Amazônia embaralhou a noção de grandes e pequenos na Copa do Brasil. Dominado na etapa final, o time paulista vai ser obrigado a fazer o jogo de volta dia 15 na Vila Belmiro. O empate teria sido mais justo.

O Princesa entrou no primeiro torneio nacional de seus 42 anos de história com as pernas bambas por causa do peso da partida. Com dez minutos, o Santos já vencia por 2 a 0. Só o primeiro deles foi mérito do ataque. Gabriel pegou um belo chute de primeira e, na comemoração, homenageou o cantor Jair Rodrigues, torcedor histórico do time que faleceu nesta quinta-feira.

O segundo tento, quatro minutos depois, surgiu do nervosismo da defesa manauara. O zagueiro Clayton tropeçou na bola e Alan Santos tocou no canto. A facilidade com que o Santos construiu a vantagem deixou uma dúvida: a diferença do jogo estava no futebol mirrado do Princesa ou o esquema do Santos com Lucas Lima como meia de criação funcionou perfeitamente? Um poucos dos dois.

Ao poupar cinco titulares (Cícero, Cicinho, David Braz, Thiago Ribeiro e Arouca), Oswaldo abriu espaço para experimentações. Os passes corretos e o voleio de Lucas Lima aos 35 minutos mostraram que o reserva merece ser mais aproveitado.

Entre os titulares mantidos, Leandro Damião não desencantou. Mesmo diante de zagueiros nota 5, trombou, finalizou mal e continua sem marcar desde 30 de março, no Paulistão. Embora muito distantes tecnicamente, as duas equipes se igualaram nas divididas de arrepiar. Só no primeiro tempo, foram três cartões amarelos. O técnico Oswaldo de Oliveira perdeu as estribeiras e reclamou furiosamente com o quarto árbitro como se tivessem pisado no seu próprio calo.

Mas só o treinador estava exaltado. Com os 2 a 0, o Santos tirou o pé e pensou que estava na banguela. Errou feio. O técnico Marquinhos Pitter mexeu bem, aproximou os meias dos atacantes e pediu marcação na saída de bola do Santos. Deu tão certo que, aos 2 minutos, Branco fez o primeiro gol em falha da zaga santista. A maré virou.

Eram os santistas que davam chutões com as pernas bambas com o tamanho da pressão. O estreante Bruno Uvini caiu com cãibras aos 26 por causa do esforço de correr atrás de Branco e Edinho. Além de mais organizado, o Princesa tinha mais vontade, mais coração e mais pernas. Lucas Lima sumiu do jogo. O Santos colocou a culpa na temperatura e na umidade, mas estava, na verdade, apático e acuado em seu próprio campo.

FICHA TÉCNICA

PRINCESA DOS SOLIMÕES 1 x 2 SANTOS

PRINCESA DOS SOLIMÕES: Rascifran; Deurick, Lídio, Clayton e Alberto (Edinho);Rondinelli, Amaral, Fininho e Parintins; Nando (Marinelson) e Branco (Delciney). Técnico: Marquinhos Pitter.

SANTOS: Aranha; Bruno Peres, Jubal, Bruno Uvini (Diego Cardoso) e Emerson; Alan Santos (Serginho), Alison e Lucas Lima; Geuvânio (Leandrinho), Gabriel e Leandro Damião. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira

Cartões amarelos: Clayton, Jubal, Amaral, Rondinelli, Diego e Alison

Público: 19.475 pagantes.

Renda: R$ 568.270,00

Local: Arena Amazônia, em Manaus.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo