Reprodução/Acervo Estadão
Reprodução/Acervo Estadão

São Paulo celebra 57 anos da inauguração do estádio do Morumbi

Estádio recebeu os maiores públicos do Brasileirão deste ano e está perto de protagonizar um feito histórico

Matheus Lara, O Estado de S.Paulo

02 Outubro 2017 | 16h44

O São Paulo celebra nesta segunda-feira, 2, o aniversário de 57 anos do estádio Cícero Pompeu de Toledo. Palco de 19 conquistas do time tricolor, entre elas as Libertadores de 1992 e 2005, o Morumbi recebeu neste ano os maiores públicos do Campeonato Brasileiro e está perto de protagonizar um feito histórico.

Se mais de 40 mil pessoas estiverem no Morumbi no dia 2 de dezembro, o próximo compromisso do São Paulo no estádio, contra o Bahia, o time alcançará a marca de sete jogos seguidos com mais de 40 mil torcedores em casa, a maior sequência de sua história.

Instável dentro de campo na temporada e lutando contra o rebaixamento, o São Paulo tem muito a comemorar no quesito torcida. Foram quatro recordes seguidos de comparecimento no Campeonato Brasileiro, com direito ao maior público do ano no futebol brasileiro - 61.142 torcedores contra o Corinthians, no dia 24 de setembro. O time tem a maior média de torcida na temporada - 33.393 torcedores por jogo.

Inauguração com vitória - A primeira partida do São Paulo no estádio do Morumbi foi contra o Sporting, de Portugal. Com gol de Peixinho, o clube tricolor venceu a equipe de Lisboa por 1 a 0 em uma partida fraca e que levou mais de 80 mil pessoas ao estádio, como contou o Estado no dia 4 de outubro de 1960:

"Renda e público recordes assinalaram, anteontem à tarde, a inauguração do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, construído pelo São Paulo Futebol Clube, no Morumbi. 80 mil pessoas assistiram ao primeiro jogo. De modo geral, foi bastante fraca a partida de inauguração. O quadro do São Paulo, desfalcado e tecnicamente fraco, ainda ssim encontrou dificuldade para derrotar o do Sporting, também fraco e integrado por jogadores muito lentos, pesados."

Mais conteúdo sobre:
futebol São Paulo Futebol Clube

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.