Publicidade

São Paulo e Santos duelam em busca da primeira vitória em clássicos na temporada

Equipes se enfrentam no Morumbi depois de tropeços diante de rivais de peso neste início de temporada

PUBLICIDADE

Por Matheus Lara
Atualização:

Evitar a segunda derrota em clássicos no ano é tarefa prioritária para São Paulo e Santos, que se enfrentam hoje, às 17h, no Morumbi, pela oitava rodada do Paulistão. Em busca de afirmação, as equipes fazem o duelo para “desencantar” na temporada, que para ambos começa com oscilações e deixa os torcedores preocupados.

PUBLICIDADE

Receoso, Dorival espera 'prejuízos menores possíveis' para o São Paulo em clássico

Para os mandantes, o jogo ainda marca o desafio ingrato de tentar melhorar o retrospecto recente diante dos principais rivais paulistas. Nos últimos dez clássicos, o São Paulo venceu apenas dois (2 a 0 sobre o Palmeiras no primeiro turno do Brasileirão passado e 2 a 1 sobre o Santos, no segundo). Contra os rivais de hoje, foram seis derrotas nos últimos dez encontros. No primeiro clássico deste ano, perdeu por 2 a 1 para o Corinthians.

São Paulo recebe o Santos no Morumbi a partir das 17h Foto: Rafael Arbex/Estadão e Ivan Storti/Santos FC

Apesar da sequência de quatro vitórias seguidas, duas no Estadual e duas na Copa do Brasil, o sinal de alerta está ligado no São Paulo, que ainda não mostrou futebol convincente e ouviu vaias mesmo com resultados positivos. As cobranças recaem sobre Dorival Junior, que entre reclamações sobre o calendário apertado e a espera de um entrosamento que parece não chegar ao time, já começa a ser questionado no Morumbi.

E o desafio para hoje tem um drama a mais para o tricolor: o time precisou viajar às pressas para Maceió, para enfrentar o CSA pela Copa do Brasil na quinta, e teve pouco tempo para treinar para o clássico. Para piorar, o zagueiro Rodrigo Caio, suspenso por tomar o terceiro amarelo na sexta rodada, terá de cumprir suspensão hoje, já que o duelo contra o Ituano, pela sétima, foi adiado para a próxima quarta-feira por causa do torneio nacional.

Do lado santista, o desafio de Jair Ventura é mostrar ao torcedor que suas apostas podem dar resultado, mesmo que o time ainda esteja buscando sua forma ideal. Para esquecer o tropeço diante do Palmeiras por 2 a 1 no primeiro clássico do ano, o Santos buscará a posse de bola para envolver os rivais de hoje. O duelo ainda marcará o primeiro grande teste para Gabigol, de volta ao Santos e que busca retomar o bom futebol que não conseguiu mostrar na Europa.

FICHA TÉCNICA

Publicidade

São Paulo X Santos

São Paulo: Sidão; Militão, Bruno Alves, A. Martins (Arboleda) e Edimar; Jucilei, Petros e Nenê; Cueva, Marcos Guilherme e Diego Souza. Técnico: Dorival Junior.

Santos: Vanderlei; D. Guedes, L. Veríssimo, G. Henrique e Caju; Alison, Renato (J. Mota) e Vecchio (V. Bueno); E. Sasha, Copete e Gabigol. Técnico: Jair Ventura. 

Juiz: Raphael Claus.

Local: Morumbi.

Horário: 17h

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.