PUBLICIDADE

São Paulo enfrenta problemas do gol ao ataque

Dorival Junior terá quase duas semanas para tentar solucionar uma série de erros no clube do Morumbi

Por Matheus Lara
Atualização:

Dorival Junior terá quase duas semanas para tentar solucionar uma série de erros no São Paulo, que vão do goleiro ao ataque. Com 23 pontos na zona de rebaixamento, o time se reapresenta amanhã para iniciar a preparação para o jogo contra a Ponte Preta, no próximo dia 9.

As falhas em todos os setores do time fizeram aumentar as cobranças sobre o treinador. A justificativa da falta de tempo já não convence. Dorival comanda o São Paulo há dez partidas e já teve quatro semanas cheias para treinos. Neste período, acumulou apenas 12 pontos. Foram três vitórias, três empates e quatro derrotas.

Dorival Junior terá quase duas semanas para tentar solucionar uma série de erros no São Paulo Foto: Érico Leonan/São Paulo FC

PUBLICIDADE

Algumas apostas de Dorival não deram certo. A intenção de manter uma equipe para fortalecer o entrosamento fez o time terminar o primeiro turno na zona de rebaixamento. A insistência no trabalho das linhas de quatro jogadores também não trouxe os resultados planejados. E alguns nomes bancados pela comissão técnica entre os titulares estão rendendo menos que o esperado.

A mudança no gol, com a entrada de Sidão no lugar de Renan Ribeiro, trouxe insegurança para a torcida tricolor. Dorival saiu em defesa do camisa 12, após a derrota para o Palmeiras: "Ele errou dois lances com os pés, mas em compensação fez uma defesa que nos manteve vivos na partida até o momento do terceiro gol".

O sistema defensivo do São Paulo também precisa de ajustes. O time sofreu 19 gols nos últimos 10 jogos e vem sendo alvo fácil de contra-ataques e bolas cruzadas. No último jogo, oscilou momentos de forte marcação com falhas individuais e saídas erradas.

No setor ofensivo, um dos principais problemas vêm de atuações aquém do esperado. A maior cobrança do setor recai sobre Cueva. "Ele pode jogar muito mais, todos nós sabemos disso", admitiu Dorival. "E ele tem de buscar, tem de voltar a ter a mesma condição que já apresentou no São Paulo.

O abalo psicológico pela má fase também preocupa. Para o capitão Hernanes, as duas semanas antes do próximo compromisso do São Paulo representam uma boa oportunidade para o time amadurecer. "Jogo de alta performance é completamente psicológico. Uma pré-disposição errada leva você a tomar decisões erradas", avalia o profeta.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.