PUBLICIDADE

Publicidade

Secretária de Justiça dos EUA fará coletiva em Zurique sobre a Fifa

Entrevista vai explicar o 'status dos procedimentos criminais'

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Após indiciar dirigentes e empresários ligados à Fifa, a secretária de Justiça dos Estados Unidos, Loretta Lynch, pretende ir a Zurique para anunciar como estão as investigações que abalaram o mundo do futebol no fim de maio. Lynch concederá entrevista na cidade que abriga a Fifa no dia 14. De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, a entrevista servirá para explicar o "status dos dois procedimentos criminais", iniciados pelas autoridades americanas e pela Justiça da Suíça. A coletiva também terá a participação do secretário suíço Michael Lauber. Lynch visitará a Suíça para participar de uma confederação anual de procuradores-gerais, cargo que ela também ocupa por ser a secretária de Justiça. Ela vai aproveitar a viagem para explicar como vão as investigações que indiciaram sete cartolas no dia 27 de maio, em Zurique. Entre eles estava o ex-presidente da CBF José Maria Marin, que continua detido na cidade suíça e tem chance de ser extraditado para os EUA.

Vice-presidente dos EUA, Joe Biden (E) empossa Loretta Lynch (D) como a 83ª secretária de Justiça do país Foto: Andrew Harnik/AP

As autoridades americanas não informaram se vão revelar detalhes da investigação, que conta com investigados sem identificação nos documentos oficiais. Eles são tratados por códigos porque a Justiça ainda busca evidências para indiciá-los. Dirigentes brasileiros estão entre estes possíveis citados pela investigação. Curiosamente, a entrevista de Loretta Lynch e Michael Lauber será realizada no hotel Baur au Lac, onde a polícia suíça deteve os cartolas da Fifa no fim de maio, durante a realização do Congresso da entidade.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.