Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Esportes

Esportes » Seleção avalia que foi bem testada para início da Copa do Mundo

Futebol

Esportes

Copa 2014

Seleção avalia que foi bem testada para início da Copa do Mundo

Nos dois últimos amistosos antes da estreia, o Brasil fez 4 a 0 no Panamá, no Serra Dourada, e a Sérvia por 1 a 0, no Morumbi

0

Leandro Silveira - Enviado especial a Teresópolis,
Agência Estado

07 Junho 2014 | 13h07

A seleção brasileira não teve uma atuação convincente na vitória por 1 a 0 sobre a Sérvia, nesta sexta-feira, no Estádio do Morumbi, no seu último amistoso antes da Copa do Mundo, mas os jogadores e a comissão técnica avaliaram que as dificuldades impostas pelo adversário foram um ótimo teste do que o time terá pela frente. E, no final, o Brasil ainda saiu com um saldo positivo, pois conseguiu o triunfo com o gol marcado pelo seu centroavante titular - Fred.

"Foi um jogo bem jogado, pelas duas partes. Um adversário com estatura média elevadíssima, que dificulta o controle da bola. Só não veio para a Copa porque perdeu um jogo para a Croácia. Gostei muito da equipe sérvia. Quando vi o começo do jogo, sabia que ia ser muito difícil vencer, mas aconteceu a vitória", festejou o técnico Luiz Felipe Scolari.

O lateral-direito Maicon, que entrou durante o segundo tempo da partida, destacou as dificuldades impostas pelo forte sistema defensivo da Sérvia e avaliou que o Brasil soube líder bem com esses problemas para definir a sua vitória, mesmo em uma tarde de atuação apagada de alguns dos seus principais jogadores, como o atacante Neymar.

"Deu para a gente perceber como será na Copa do Mundo, até mais difícil, porque se trata de uma competição de grande importância. A preparação foi boa, reagimos no momento de dificuldade, a equipe soube se comportar bem. É dessa forma que precisa ser e vamos seguir trabalhando para tudo dar certo na estreia na Copa", disse Maicon, à CBF TV.

A opinião do zagueiro e capitão Thiago Silva foi bem parecida. Ele ressaltou a evolução apresentada pela equipe no segundo tempo, quando criou mais chances de gol diante de um adversário forte defensivamente. E também lembrou que o triunfo dá mais confiança para a seleção às vésperas do começo da Copa. 

"Um adversário que obedece o posicionamento tático com uma perfeição incrível, dificilmente saem do esquema, então para a gente achar espaço, é sempre muito complicado. Ainda não estamos no nosso momento 100% fisicamente e tecnicamente. No primeiro tempo, tivemos muita dificuldades. No intervalo, com a experiência do treinador, acertamos algumas coisas que estavam erradas. No segundo, conseguimos apresentar uma melhora grande e isso nos dá uma confiança maior para a estreia", afirmou Thiago Silva à CBF TV.

Após o amistoso, a seleção ganhou o sábado de folga. A equipe volta a treinar na tarde deste domingo em Teresópolis, intensificando a sua preparação para a abertura da Copa, no dia 12, diante da Croácia, no Itaquerão, em São Paulo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.