1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Seleção italiana terá time reserva no amistoso com o Flu

LUIS AUGUSTO MONACO - Enviado especial a Mangaratiba - O Estado de S. Paulo

07 Junho 2014 | 19h 57

Prandelli repete estratégia usada antes da Copa das Confederações

Os torcedores que compraram ingresso para o amistoso que a Itália fará neste domingo, em Volta Redonda (RJ), contra o Fluminense para ver Balotelli, Pirlo e Buffon em ação ficarão frustrados com a formação que verão em campo. Contra todos os prognósticos, o técnico Cesare Prandelli escalou apenas um titular - o lateral-direito Abate. E entre os que começarão jogando há até um jogador que nem inscrito no Mundial está: o zagueiro Ranocchia, que veio com o grupo para o caso de alguém da posição ser cortado e, se não houver nenhum problema, voltará para casa antes do embarque da delegação para Manaus, onde no sábado a equipe estreará contra a Inglaterra.

O técnico repete a estratégia usada no ano passado antes da Copa das Confederações. Naquela ocasião, a equipe fez um amistoso contra o Haiti, em São Januário, um dia depois de ter chegado ao Rio e cinco antes de enfrentar o México na estreia na competição. E Prandelli escalou apenas três titulares: De Sciglio, Candreva e Giaccherini (que agora não faz parte do grupo). De Rossi, Balotelli e Montolivo jogaram 35 minutos, Marchisio entrou a 20 minutos do final e os outros nem se levantaram do banco.

Agora, como há um ano, Prandelli dá descanso ao time que pretende colocar em campo contra os ingleses e dá minutos a jogadores que foram menos utilizados nos amistosos de preparação disputados na Europa.

Talvez por já ter na cabeça a ideia de que pouparia os titulares, o técnico disse na entrevista coletiva de sexta-feira que ninguém deveria esperar uma boa atuação da seleção. "É possível que façamos um papelão como fizemos contra o Haiti ano passado. Os jogadores estão cansados, ainda precisamos nos adaptar ao fuso horário (a diferença para a Itália é de cinco horas) e o Fluminense está fazendo um bom Campeonato Brasileiro".

Ettore Ferrari/EFE
Prandelli dá descanso ao time que pretende colocar em campo contra a Inglattera

Nem o esquema a ser utilizado será igual ao que se verá em Manaus daqui a seis dias. O técnico está decidido a montar a equipe no Mundial no 4-5-1, mas diante do Fluminense a Itália jogará no 4-3-1-2, com Insigne atrás da dupla de atacantes formada por Cerci e Immobile. Com isso, o técnico impede que os jornalistas italianos avaliem o desempenho do time com base no esquema que vem sendo alvo de críticas.

Entre os reservas que entrarão em campo, o único que tem chance de subir na hierarquia e ganhar um lugar no time antes da estreia é o lateral Darmian. Ele está agradando muito a Prandelli nos treinos desde que o grupo se reuniu na Itália há duas semanas.

"Darmian chegou em silêncio, mas está trabalhando muito bem e mostrando grande personalidade", disse o treinador, que aprecia bastante a energia e a dedicação dos jogadores mais novos que fazem parte do grupo. "Eles são uma garantia de entusiasmo. E, claro, têm muita qualidade. A presença deles é importante para nós".

Darmian pode jogar tanto do lado direito como do esquerdo e tem um vigor físico que pode ser um trunfo nas altas temperaturas que a Itália encontrará na primeira fase (vai jogar em Manaus, Recife e Natal e nas duas últimas a partida será às 13 horas).

Um exemplo de como os italianos temem as condições climáticas foi dado neste sábado pelo zagueiro Chiellini. Sem que ninguém lhe perguntasse sobre o assunto, ele deu um jeito de encaixar em uma resposta o que passa por sua cabeça quando pensa na estreia. "Estou curioso para chegar logo em Manaus e sentir o clima de lá. Aqui já faz calor. E nos assustam tanto falando sobre o que vamos encontrar em Manaus que fico pensando como será jogar nessa cidade".

Copa 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo