1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Sem forçar, Croácia derrota a Austrália por 1 a 0 em Salvador

Tiago Décimo - O Estado de S. Paulo

06 Junho 2014 | 22h 19

Baixa do amistoso, para os croatas, foi o risco de perder o lateral-esquerdo Pranjic, que torceu o tornozelo no primeiro tempo do jogo

No último teste antes de enfrentar o Brasil na abertura da Copa do Mundo, no próximo dia 12, em São Paulo, a Croácia mostrou que pode dificultar a missão brasileira de iniciar a competição com um triunfo. Sem forçar, a equipe venceu a seleção da Austrália por 1 a 0, nesta sexta-feira, no estádio de Pituaçu, em Salvador.

Os croatas dominaram a partida, não correram perigo e, nos 15 minutos em que forçaram um pouco mais o jogo, no início do segundo tempo, definiram o placar - que ainda poderia ser maior. A baixa da partida, para os croatas, foi o risco de perder o lateral-esquerdo Pranjic, jogador do Sporting Lisboa, de Portugal, para a Copa do Mundo. O atleta torceu o tornozelo, ainda no primeiro tempo, e deve passar por avaliação médica neste sábado.

O primeiro tempo começou com as seleções sem dois de seus principais jogadores: a Croácia decidiu testar o time sem a estrela Mandzukic, que cumpre suspensão contra o Brasil e não joga na partida de abertura da Copa. O brasileiro naturalizado Eduardo Silva iniciou entre os titulares. Do lado da Austrália, o meia Bresciano, que se recupera de uma lesão, foi poupado a maior parte do tempo - entrou apenas na metade da segunda etapa.

Edson Ruiz/COOFIAV
Croácia enfrentará o Brasil na próxima quinta-feira, em São Paulo

A Austrália começou o jogo tentando pressionar a saída de bola da Croácia - e apesar de o time ter conseguido algumas roubadas de bola na intermediária adversária, não chegou a levar perigo ao gol de Pletikosa. Passado o ímpeto inicial australiano, a Croácia passou a dominar o meio de campo, controlando a bola com segurança, mas sem forçar o jogo, nem agredir a seleção australiana.

Durante os primeiros 45 minutos, apenas uma chance real de gol foi criada na partida: aos 20 minutos, Jelavic fez boa jogada pela esquerda e passou para o brasileiro naturalizado Eduardo Silva completar. O goleiro Mat Ryan salvou, mas Jelavic conseguiu aproveitar o rebote. A arbitragem, porém, anulou o lance, apontando impedimento na jogada. No minuto seguinte, o lateral-esquerdo Pranjic torceu o tornozelo, em uma jogada de ataque.

A seleção croata voltou para o segundo tempo querendo resolver a partida. Em 10 minutos, acelerou o jogo, disputou bolas com mais vontade - e alguma truculência - e criou três boas chances. Na quarta, aos 12 minutos, abriu o placar.

Modric fez boa jogada pelo ataque e lançou Jelavic. A defesa australiana reclamou impedimento e o atacante, sem marcação, teve tempo de dominar e chutar forte. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar. Foi a última jogada dos dois atletas croatas, substituídos na sequência, junto com o meia Kovacic, respectivamente por Rakitic, Mandzukic e pelo outro brasileiro do elenco croata, Sammir.

A pressão croata, porém, durou pouco e logo o time voltou ao ritmo da primeira etapa. Agora perdendo, a Austrália ainda tentou reagir, mas esbarrou na falta de qualidade no ataque e terminou a partida sem exigir nenhuma defesa de Pletikosa.

FAMÍLIA

A entrada de Sammir, baiano de Itabuna, na partida causou alvoroço entre os torcedores do estádio, em especial em um grupo de 40 pessoas, concentradas na tribuna do estádio. Eram familiares e amigos do meia brasileiro, que atualmente defende o Getafe, da Espanha. A mãe do jogador, Erci Cruz, organizou a viagem do grupo e fretou um ônibus para, enfim, conseguir ver o filho de perto.

"Apesar de eles terem chegado na terça-feira, ainda não conseguimos ver, nem falar com ele", disse Erci. "É clima de concentração, mesmo. Os contatos ainda não foram permitidos, mas vamos continuar tentando", contou o pai, Adailton Campos.

Copa 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo