Sérvia tenta repetir 1998; Austrália joga e torce

Em sua primeira Copa do Mundo como nação independente, a Sérvia tem a chance de repetir um feito que não consegue desde 1998: avançar às oitavas de final. Basta vencer a Austrália nesta quarta-feira, às 15h30 (de Brasília), no estádio Mbombela, em Nelspruit. Ou, então, empatar, desde que haja vencedor no outro jogo do Grupo D, entre Alemanha e Gana.

AE, Agência Estado

23 Junho 2010 | 07h08

Apesar de ainda não terem vencido no Mundial, os australianos também têm chances matemáticas de classificação. Precisam obrigatoriamente vencer a Sérvia e torcerem para que Gana ganhe da Alemanha.

Herdeira do legado da antiga Iugoslávia, a Sérvia fez sua última boa campanha em Copas em 1998, quando passou da primeira fase num grupo que também tinha a Alemanha e foi eliminada pela Holanda nas oitavas de final. Em 2006, como Sérvia e Montenegro, terminou com a pior campanha do Mundial, com três derrotas.

A Austrália, por sua vez, tentará repetir a façanha do último Mundial, na Alemanha, em que passou na fase de grupos com rivais como Brasil, Croácia e Japão e caiu nas oitavas diante da campeã Itália e graças a um pênalti polêmico no final do jogo.

Os sérvios vêm embalados pela surpreendente vitória sobre a Alemanha na segunda rodada e terão força máxima. "Mostramos nossa alma e provamos nosso caráter. Teremos que fazer o mesmo contra a Austrália", disse o técnico Radomir Antic.

Já o comandante da Austrália, o holandês Pim Verbeek, não poderá contar com seu jogador mais experiente, o meia Kewell, expulso contra Gana. Além dele, o zagueiro Moore também cumpre suspensão, por ter recebido dois cartões amarelos. Em compensação, o atacante Cahill volta ao time depois de ter sido ausência na última rodada pelo cartão vermelho diante da Alemanha. "Tudo é possível. Os jogadores acreditam que podem vencer. Temos a confiança de que podemos marcar mais gols, disse Verbeek.

FICHA TÉCNICA:

Austrália x Sérvia

Austrália - Schwarzer; Wilkshire, Neill, Chipperfield e Carney; Culina, Valeri e Emerton; Holman, Bresciano e Cahill. Técnico: Pim Verbeek.

Sérvia - Stojkovic; Ivanovic, Subotic, Vidic e Kolarov; Krasic, Ninkovic, Kuzmanovic e Stankovic; Lazovic e Zigic. Técnico: Radomir Antic.

Árbitro - Jorge Larrionda (Uruguai).

Horário - 15h30 (de Brasília).

Local - Estádio Mbombela, em Nelspruit (África do Sul).

Mais conteúdo sobre:
Copa 2010 futebol Sérvia Austrália

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.