1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Copa 2014

Simples e rápida, festa de abertura da Copa exalta o Brasil

Agência Estado

12 Junho 2014 | 16h 01

Evento durou 25 minutos, e exaltou a natureza, a cultura e o futebol brasileiros. Show de J-Lo, Claudia Leitte e Pitbull não empolga

Ainda com as arquibancadas com alguns espaços vazios, o gramado da Arena Corinthians recebeu na tarde desta quinta-feira a cerimônia artística de abertura da Copa do Mundo. O evento, que durou aproximadamente 25 minutos, exaltou o Brasil, por meio da natureza, da cultura e do futebol. Claudia Leitte, Pitbull e Jennifer Lopez interpretaram a música tema do Mundial, We Are One, sem conseguir empolgar o público.

A parte artística foi dividida em quatro atos. Na primeira, exaltação à natureza brasileira. Atletas da ginástica de trampolim se exibiram sobre uma cama elástica em formato de vitória régia. Entre as fantasias viam-se gotas d''água, araucária, arbustos e flores. Em ritmo lento, os figurantes formaram uma floresta em movimento, com direito a rio e duas canoas, cada uma com um índio.

Abertura da Copa do Mundo 2014
Nilton Fukuda/Estadão

Dilma Rousseff, presidente do Brasil, e Joseph Blatter, presidente da Fifa, não discursaram na abertura da Copa do Mundo.

Com a chegada dos dois jovens indígenas, moradores de uma tribo na região Sul de São Paulo, abriu-se a segunda etapa da cerimônia, exaltando as pessoas. Só aí começaram os ritmos brasileiros, com referências à cultura nacional, com música afro, frevo, berimbau, baianas, fandango, baião e capoeira. À medida que os rimos variavam, mudavam também as danças.

Depois de cerca de 15 minutos, teve início o terceiro ato, o futebol. A ação começou com dois árbitros mirins dando início à partida. Num momento monótono, 64 crianças, levando a bandeira das 32 seleções da Copa, exibiram-se com bolas presas a elásticos. No total, participaram da cerimônia mais de 600 bailarinos, comandados pela belga Daphne Cornez, diretora artística do espetáculo.

Enquanto o ônibus da seleção brasileira chegava ao estádio, levando os jogadores para o vestiário, a bola oficial da Copa entrou no gramado. Era o sinal para o gigante painel de LED em formato de bola abrir-se e, de dentro, aparecer a cantora baiana Claudia Leitte, cantando Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, em playback. Ela foi acompanhada pelo Olodum.

Depois, quanto os jogadores da seleção começaram a pisar no Itaquerão, Pitbull e Jennifer Lopez também saíram do centro do palco para, com Claudia Leitte, interpretar a música tema da Copa: "We Are One". Ao fim da música, aos poucos, os cantores e os bailarinos deixaram o gramado.

O fim da cerimônia artística também deixou um gostinho de "quero mais". Afinal, não houve nenhuma surpresa e também não ocorreu nenhum pronunciamento. Presente ao Itaquerão, a presidente Dilma Rousseff não discursou ou sequer deu boas-vindas a atletas, dirigentes e visitantes em geral. Assim, essa é a primeira Copa do Mundo em anos que não é aberta oficialmente pelo chefe de Estado do país-sede. Presidente da Fifa, Joseph Blatter também ficou calado.

No ano passado, ambos foram alvos de fortes vaias dos torcedores presentes no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, durante a abertura da Copa das Confederações, na esteira das manifestações que estouraram pelas ruas do Brasil em junho. Na ocasião, eles foram alvo fácil por simbolizarem os criticados gastos públicos para a realização do Mundial no País.

Apenas quatro países representados na Copa do Mundo mandaram seus chefes de Estado ao Itaquerão: Chile, Croácia, Equador e Gana. Também esteve presente o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Copa 2014

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo