1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail
Copa das Confederações

Sorteio define adversários da seleção brasileira na Copa das Confederações

Brasil, que está ao lado da Itália no Grupo A, conhece neste sábado seus outros dois adversários; Espanha está no Grupo B junto com o Uruguai

A seleção brasileira vai conhecer na manhã deste sábado os seus adversários da primeira fase da Copa das Confederações. O sorteio dos grupos do evento-teste para a Copa de 2014 ocorre a partir das 11h20, no centro de convenções do Anhembi, em São Paulo, com a presença dos treinadores de sete das seleções que estarão no torneio – o representante africano só será conhecido em fevereiro.

 

O Brasil, cabeça de chave, já sabe que terá a companhia da Itália no Grupo A. A Espanha ficará com o Uruguai no B, pois a Fifa não quer jogos de seleções do mesmo continente na primeira fase da competição.

 

O sorteio será conduzido pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que terá o auxílio da modelo brasileira Adriana Lima e do chef Alex Atala. Capitão da equipe pentacampeã em 2002, o ex-lateral Cafu vai apresentar a bola a ser usada no torneio.

 

No sorteio, Brasil, Espanha, Itália e Uruguai ficarão no pote 1. A seleção africana, Japão, México e Taiti, no 2.

 

Luiz Felipe Scolari, técnico da seleção brasileira, pretende colocar a equipe para enfrentar adversários fortes sempre que possível. Nem por isso gostaria de cruzar com México e Japão juntos já na primeira fase, pois já terá de pegar a Itália. “Nem tanto ao céu nem tanto ao mar. Mas um desses dois teremos de pegar. E vamos enfrentar’’, disse.

 

A Copa das Confederações terá 16 jogos e vai ser disputada em seis cidades, de 15 a 30 de junho de 2013: Brasília (apenas a abertura), Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Maracanã (palco da final).

 

O Brasil, anfitrião do torneio que já ganhou por três vezes (1997, 2005 e 2009), faz a partida de abertura no Estádio Mané Garrincha, contra a seleção que ficar posicionada como A2 no sorteio de hoje. Depois joga em Fortaleza no dia 19 e o terceiro jogo no dia 22, em Salvador.

Os dois primeiros colocados das chaves passam às semifinais, em Fortaleza e Belo Horizonte. A decisão vai ser no Rio e a disputa do terceiro lugar, em Salvador.

 

Festa política

O evento no Anhembi terá a participação da presidente Dilma Rousseff, de governadores dos Estados que receberão os jogos, prefeitos das cidades-sede e políticos.

 

Copa das Confederações