1. Usuário
Assine o Estadão
assine

STJD tira 3 pontos do Criciúma por escalação irregular

Agência Estado

10 Junho 2014 | 20h 52

Clube é punido pela escalação irregular do atacante Cristiano

O Campeonato Brasileiro ainda está na nona rodada, mas o primeiro time já foi punido com perda de pontos. Nesta terça-feira o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu punir o Criciúma com a perda de três pontos pela escalação irregular do atacante Cristiano, na partida contra o Goiás, pela segunda rodada.

O jogador estava no Naviraiense, time do Mato Grosso do Sul, quando foi expulso de uma partida da Copa do Brasil. Na ocasião, foi julgado pelo STJD e punido com cinco partidas de suspensão. Ele cumpriu a automática, no jogo de volta da segunda rodada, diante do Paysandu, mas depois o clube não disputou mais partidas oficiais da CBF.

Assim, Cristiano não cumpriu os quatro jogos restantes antes de chegar ao Criciúma. Tecnicamente, na segunda rodada do Brasileirão, ainda estava suspenso. O time catarinense, porém, alega que não tinha acesso a essa informação. Mesmo assim, a decisão foi unânime no STJD, com três votos a zero.

"Além de recorrer ao Pleno do STJD, o Criciúma ainda vai entrar com um efeito suspensivo, para que o clube não perca os pontos e a tabela não seja alterada até o próximo julgamento do caso", explica o clube.

Com a punição, o Criciúma, que perdeu aquela partida diante do Goiás, passa a ter oito pontos, no 14.º lugar, uma posição abaixo daquela que ocupava antes da perda dos pontos. O direto beneficiado é o Botafogo, que agora aparece em 13.º, com nove pontos.