Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Esportes

Esportes » Tabárez não se abala com desfalque do capitão Lugano

Futebol

Esportes

Copa 2014

Tabárez não se abala com desfalque do capitão Lugano

Zagueiro da seleção uruguaia foi vetado pelos médicos por conta de dores no joelho esquerdo e está fora do jogo contra a Inglaterra

0

FELIPE ROSA MENDES,
Agência Estado

18 Junho 2014 | 16h01

O técnico Óscar Tabárez lamentou o desfalque de Diego Lugano para o jogo desta quinta-feira, contra a Inglaterra, mas tentou não se abalar com a importante baixa de um dos líderes da seleção uruguaia. O zagueiro e capitão do Uruguai foi vetado pelos médicos por conta de dores no joelho esquerdo.

"É obviamente uma coisa de última hora. Mas faz dias que vinha sentido dores no joelho. E os exames não pontuaram as causas específicas. Mas foi considerado que não estava em condições de jogar", disse o treinador, em entrevista nesta quarta-feira, véspera da partida decisiva no Itaquerão, em São Paulo.

Sem demonstrar maior preocupação com o desfalque, Tabárez avisou que a ausência de Lugano não mudará o estilo de jogo dos uruguaios. "Não muda a tática. O planejamento que começamos vai continuar com a pessoa que for substituí-lo", declarou.

O treinador, contudo, evitou antecipar qualquer informação sobre a escalação do Uruguai. Ele não revelou o nome do substituto de Lugano e nem de quem herdará a braçadeira de capitão da equipe. "Teriam vários candidatos para ser o capitão, pelo menos neste jogo. Mas, junto com a escalação, nós saberemos disso amanhã (quinta-feira)", avisou.

Coates, do Nacional, do Uruguai, deve ser o escolhido para formar dupla com Godin, do Atlético de Madrid. As dúvidas recaem sobre os laterais. Tabárez não poderá contar com Maxi Pereira, que atuou na lateral direita nas estreia e foi expulso de campo. Sem o jogador suspenso, o treinador realizou testes no treinos do início da semana.

Fucile, Cáceres e até Alvaro Pereira, lateral-esquerdo do São Paulo, foram testados no lado direito. Tabárez também fez variações com o são-paulino em seu lado de origem e Cáceres na direita. 

A atividade de reconhecimento no gramado do Itaquerão, na tarde desta quarta-feira, só foi liberada aos jornalistas nos primeiros 15 minutos. Neste período, os jogadores se dividiram em rodas de bobinho, em atividades recreativas, sem dar qualquer dica aos jornalistas. Mesmo vetado, Lugano foi a campo, mas apenas brincou com a bola e fez exercícios leves. O atacante Luis Suárez, que fará sua estreia na Copa, também esteve presente. 

FUTURO

Tabárez não descartou Lugano para a última partida dos uruguaios nesta fase de grupos da Copa, contra a Itália, na próxima terça. "Veremos nas próximas horas qual será o parâmetro de sua recuperação e o limite de tolerância da lesão. Vamos fazer um acompanhamento a cada dia do problema para verificar se terá condições de voltar", disse o técnico.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.