1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Copa 2014

Tartaruga 'prevê' vitória do Brasil sobre a Croácia

Agência Estado

10 Junho 2014 | 14h 47

Projeto trabalha na preservação de animais marinhas no Brasil

No que depender de "Cabeção", uma simpática tartaruga gigante de mais de 1 metro de comprimento e 160kg, a torcida brasileira já pode comemorar a primeira vitória na Copa do Mundo. O animal começou nesta tarde a dar seus palpites para todos os jogos do Brasil na competição e, em seu primeiro teste, "cravou" o triunfo sobre a Croácia.

Cabeção teve que escolher entre três peixes para comer; um localizado sob a bandeira do Brasil, um sobre uma bola (que sinalizaria empate) e um sob a bandeira da Croácia. Liberado para o tanque principal, o réptil primeiro ameaçou abocanhar o peixe do empate, mas por fim virou e comeu a isca da seleção e foi aplaudido pelos curiosos que assistiam à brincadeira.

O animal será uma espécie de versão tupiniquim do Polvo Paul, que ganhou notoriedade na Copa do Mundo da África ao acertar todos os vencedores ou placares de igualdade da fase eliminatória, inclusive da final. Até mesmo repórteres croatas e os assessores de imprensa da delegação foram conferir.

Fernando Faro/Estadão
Cabeção é versão brasileira do povo Paul

Brincadeiras à parte, a iniciativa serviu para divulgar o Projeto Tamar, que trabalha pela preservação das tartarugas marinhas na costa brasileira e que já devolveu cerca de 15 milhões de filhotes de tartaruga ao seu habitat natural desde sua criação, há 33 anos. A fundação encontra-se na Praia do Forte, a poucos quilômetros do Centro de Treinamento da Croácia.

"A brincadeira surgiu para mostrar a importância da preservação da vida marinha. Já comemoramos o aumento de ninhos e filhotes, mas a tartaruga chega à fase de reprodução só aos 30 anos, então essa é a primeira geração que estamos cuidando", explicou a veterinária Thaís Pires, que trabalha no Projeto Tamar.

MISTÉRIO

O técnico Niko Kovac fará um treino fechado para a imprensa nesta terça-feira. Dessa forma, nem mesmo o aquecimento poderá ser acompanhado pelos jornalistas. Os croatas viajam nesta quarta-feira para São Paulo, onde dão o pontapé inicial da Copa do Mundo contra o Brasil na quinta, às 17 horas, no Itaquerão.

Copa 2014