Jose Jordan/AFP
Jose Jordan/AFP

Técnico da Espanha diz que vaga na Copa pode alegrar país em momento de crise

Após semana tensa por causa de plebiscito na Catalunha, seleção garante classificação antecipada

Estadão Conteúdo

06 Outubro 2017 | 20h50

O técnico Julen Lopetegui celebrou a vaga da Espanha na Copa do Mundo de 2018 como uma oportunidade para alegrar o país, em meio à crise na Catalunha. A classificação antecipada veio com vitória sobre a Albânia por 3 a 0 e com o inesperado empate da Itália com a Macedônia por 1 a 1, em Turim.

+ Islândia faz 3 a 0 na Turquia, vira líder do grupo e fica perto da Copa

+ Sérvia perde na Áustria, mas fica a uma vitória da Copa do Mundo

"Agora é o momento de direcionar nossa atenção para as coisas positivas, no futebol e no país como um todo", disse o treinador. "O esporte pode mostrar o caminho de como podemos ser como país e temos que celebrar as coisas boas. Estamos pulando e cantando agora no vestiário, festejando como se deve num momento como esse."

A alegria da seleção espanhola contrasta com a semana tensa vivida pelo país. No domingo, um plebiscito na Catalunha gerou forte repercussão dentro e fora da Espanha. E a votação para tentar separar a região do restante do país gerou manifestações e conflitos violentos entre policiais e catalães. Centenas de pessoas ficaram feridas.

Em protesto contra a violência, importantes sindicatos da Espanha convocaram greve geral para a terça-feira. O evento contou com a adesão do Barcelona, do Espanyol e do Girona, os três times da região que disputam a primeira divisão do futebol espanhol.

A tensão política se refletiu nas arquibancadas do jogo entre Espanha e Albânia, na cidade de Alicante. Parte da torcida vaiou o zagueiro Gerard Piqué, considerado uma das lideranças do movimento separatista entre os atletas.

"Apesar de tudo o que aconteceu nesta semana, conseguimos jogar uma boa partida", disse o meia-atacante Isco. O jogador do Real Madrid marcou um dos gols da Espanha nesta sexta. "Temos que estar orgulhosos por termos obtido a classificação para a Copa, faltando ainda uma rodada."

Além de exaltar a classificação espanhola, o técnico Lopetegui elogiou a postura dos espanhóis em campo e na concentração, apesar da tensão política no país. "Tenho sorte de poder contar com jogadores que mostraram tanto comprometimento e uma atitude impecável que nos ajudou muito", disse o treinador.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.