PUBLICIDADE

Publicidade

Técnico do Uruguai admite que Suárez não está 100%

O atacante do Liverpool se recuperou de uma cirurgia no joelho e vai estrear no Mundial contra a Inglaterra, em São Paulo

Por
Atualização:

Óscar Tabárez terá o retorno de Luis Suárez na partida contra a Inglaterra, a segunda do Uruguai nesta Copa do Mundo. Trata-se de retorno importante porque os uruguaios precisam da vitória para seguirem com chances de avançar às oitavas de final. E, para isso, nada melhor do que contar com um dos principais artilheiros do planeta na atualidade. No entanto, o treinador uruguaio admite que o atacante do Liverpool não está 100%. "Ele vem trabalhando no nível de exigência que permite o treinamento normalmente. Claro que será [um rendimento] inferior. Teria de ter mais tempo para ser o Suárez do fim do Campeonato Inglês", disse um conformado Tabárez nesta quarta-feira, véspera da partida contra os ingleses, no Itaquerão, em São Paulo. Suárez foi o artilheiro do último Campeonato Inglês e liderou o Liverpool na briga pelo título, que acabou ficando com o Manchester City. Sem aparentar dificuldades físicas, ele surpreendeu ao anunciar uma cirurgia no joelho esquerdo no fim de maio, às vésperas da Copa, preocupando a torcida uruguaia.

O atacante do Liverpool treinou normalmente no treino de conhecimento do gramado de Itaquera Foto: JF Diori/Estadão

O atacante, no entanto, mostrou rápida recuperação e começou a treinar com o grupo em preparação para o Mundial. Por precaução, foi vetado da estreia, quando o Uruguai levou uma virada incrível da modesta Costa Rica e perdeu por 3 a 1. Mas foi aprovado nos testes físicos e liberado pelos médicos para fazer sua estreia nesta quinta-feira.

"Tudo aconteceu sem contratempos na recuperação. Então, não tinha porque descartá-lo da Copa. O joelho correspondeu bem ao tratamento", justificou o treinador, que admite ter dúvidas sobre o desempenho do atacante depois da operação. "A pergunta que temos de fazer é: Ele poderá contribuir para a seleção com coisas importantes, como sempre fez?".

Menos cauteloso, Edinson Cavani comemorou o retorno do seu companheiro de ataque. Para ele, Suárez vai substituir o zagueiro Diego Lugano, cortado de última hora, como o líder da equipe em campo. "Já jogamos juntos muitas vezes e ele me diz coisas importantes [para motivar]. Lugano foi o líder do primeiro jogo, Suárez será no segundo", afirmou o atacante.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.