PUBLICIDADE

Tite revive drama de Dunga e corta Douglas Costa

Técnico tem de alterar lista e chama Taison; antecessor também teve de mudar todas as suas convocações iniciais

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Douglas Costa ficará mais uma vez fora da seleção por contusão. Ele foi cortado ontem pelo técnico Tite dos jogos contra Bolívia e Venezuela, em 6 de 11 de outubro, respectivamente, por ter sofrido uma lesão muscular na coxa direita sábado, jogando pelo Bayern de Munique. Taison, do Shakhtar Donetsk, foi chamado. Com o corte, Tite revive um drama comum na época de seu antecessor, Dunga: o de ter de mudar o grupo original de convocados por causa de contusões.

Dunga treinou a seleção em sua segunda passagem por quase dois anos, de 22 de julho de 2014 a 14 de junho de 2016. Em todas as convocações feitas nesse período, para amistosos e torneios oficiais, teve de alterar a lista inicial, por causa de algum jogador machucado.

Douglas Costa é uma das grandes estrelas da seleção brasileira, mas não consegue ter sequência com Tite por conta das lesões. Foto: Miguel Schincariol/ AFP

PUBLICIDADE

Essa “maldição’’, aliás, atingiu Tite nas duas convocações que fez até agora. Na primeira lista, elaborada para os jogos de setembro contra Equador (3 a 0) e Colômbia (2 a 1), precisou trocar o zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo – sofreu estiramento no músculo adutor da coxa direita –, por Pedro Geromel, do Grêmio.

Douglas Costa estaria naquela lista de Tite se não estivesse machucado à época. O atacante havia sofrido também uma lesão muscular no último jogo pelo Bayern de Munique na temporada passada, mas na coxa esquerda, e estava em processo de recuperação.

Aquela lesão de Douglas Costa prejudicou igualmente Dunga. O atacante foi um dos cinco jogadores cortados por contusão do grupo que em junho disputou e fracassou, sendo eliminado ainda na primeira fase, a Copa América Centenário. O vexame teve como consequência a demissão de Dunga.

Além de Douglas Costa, o treinador foi obrigado a cortar naquela ocasião o goleiro Ederson, os meio-campistas Kaká e Rafinha Alcântara e o atacante Ricardo Oliveira, todos por contusão. Foi um recorde. Dunga ainda perderia o volante Luiz Gustavo, que pediu dispensa por problemas particulares.

Agora, Tite correu risco também de perder Roberto Firmino, que se machucou recentemente jogando pelo Liverpool. Entretanto, a contusão do atacante foi leve e ele está atuando normalmente pelo time inglês.

Publicidade

Tite já comandou a seleção em dois jogos pelas Eliminatórias Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Mas Firmino havia desfalcado a seleção brasileira nas partidas de março pelas Eliminatórias contra Uruguai e Paraguai. Ele deu lugar a Jonas por causa de uma lesão. Detalhe: na época Firmino já havia sido chamado por Dunga para substituir Kaká, que fazia parte da lista original para aqueles jogos, mas foi retirado por contusão.

Até mesmo a seleção olímpica treinada por Rogério Micale sofreu com o drama de cortar jogador por contusão: o goleiro Fernando Prass machucou o cotovelo durante os treinamentos e teve de ser dispensado do grupo que conquistaria a medalha de ouro nos Jogos do Rio. Weverton foi chamado.

CORTES NA SELEÇÃO EM 2016 Jogos com Uruguai e Paraguai  Kaká e Roberto Firmino - Jonas foi chamadoCopa América Centenário Ricardo Oliveira, Ederson, Rafinha Alcântara, Kaká e Douglas Costa Foram chamados Jonas, Marcelo Grohe, Lucas Moura, Ganso (Kaká substituíra Douglas Costa); Luiz Gustavo pediu dispensa alegando problemas particulares e entrou WalaceJogos com Equador e Colômbia Rodrigo Caio - chamado Pedro GeromelJogos com Bolívia e Venezuela  Douglas Costa - chamado TaisonSeleção olímpica Fernando Prass - chamado WevertoPROGRAMAÇÃO A seleção brasileira se apresentará entre domingo e segunda-feira, 2 e 3 de outubro, para os jogos eliminatórios. O palmeirense Gabriel Jesus só se junta ao grupo na terça-feira, após defender seu time na noite do dia anterior contra o Santa Cruz, no Recife. A partida contra a Bolívia, na Arena das Dunas, em Natal, será na quinta-feira, dia 6. A viagem para a Venezuela será apenas no domingo, antevéspera do jogo com a Venezuela, em Merida.