Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Esportes

Esportes » Valcke está aliviado com sucesso da Copa do Mundo no Brasil

Futebol

Esportes

Copa 2014

Valcke está aliviado com sucesso da Copa do Mundo no Brasil

Dirigente da Fifa revela que qualidade dentro de campo impressiona e torcedores estrangeiros estão empolgados com o torneio

0

Jamil Chade - Enviado especial ao Rio de Janeiro,
O Estado de S. Paulo

25 Junho 2014 | 09h08

O Brasil está "superando com sucesso seus desafios". Quem garante isso é o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que por tantos meses criticou a organização e deixou claro que a Copa do Mundo poderia registrar problemas importantes. Agora, aliviado, ele comemora. 

Em declarações à imprensa francesa, Valcke não esconde sua satisfação com a Copa e chega a dizer que as pessoas, quando o encontram, o "agradecem" pelo Mundial. Valcke também insiste que a qualidade em campo é superior ao que vinha sendo visto em copas anteriores. "O nível chegou a seu auge", declarou. "O futebol é bem melhor que na África do Sul em 2010", indicou. 

Ele também fez questão de comemorar o clima de festa nas cidades brasileiras e a presença de estrangeiros. "Tínhamos milhares de chilenos em São Paulo e teremos mais de 100 mil argentinos em Porto Alegre. No Rio, as pessoas estão felizes e a Fan Fest é um sucesso. É formidável o que está ocorrendo", disse.

"As pessoas que eu encontro me dizem obrigado e todos os estrangeiros me dizem: que bom que eu vim", completou.  

Suas declarações se contrastam com os bastidores da Fifa. A entidade deixou claro no início da Copa do Mundo que o Brasil não tinha se preparado como ela havia pedido e que, para próximas edições, vai exigir dos países sede um compromisso maior. 

Mais conteúdo sobre: